segunda-feira, 9 de agosto de 2010

MJPOP - EM BUSCA DE UM MUNDO MELHOR POSSÍVEL

Por Torquato Silva
Fotos: Reinaldo Menezes
Juventude buscando afirmar os passos do MJPOP

Já há algum tempo o Ponto Missionário da Liberdade conta com a parceria amiga da Visão Mundial. Nosso sonho e esperança é que a cada dia essa relação se estreite mais. E nesse sentido a implantação do Monitoramento Jovem de Políticas Públicas – o famoso MJPOP – tem sido um extraordinário começo.

Se você dê uma navegada pelo blog verá que já demos vários passos nesse sentido com encontros, oficinas, palestras. Tudo isso visando o desenvolvimento desse projeto que antes de tudo é um instrumento de conscientização dos direitos juvenis. Mas, não somente, direitos para pessoas jovens. Mas, uma ação coletiva que alcance a todas as pessoas do bairro em condição de vulnerabilidade e risco social. Queremos, com isso, mobilizar nossa juventude numa ação efetiva em busca dos seus direitos garantidos. E mais que isso, incomodar as lideranças públicas no âmbito do município, do estado e da União com a finalidade de buscar garantir a execução de políticas públicas que são direitos garantidos para sociedade. Nosso desejo maior é o de criar um grupo no bairro que possa gerar o sentimento de busca por dias melhores onde todas as pessoas possam juntas correr em busca de dias mais felizes.

Claro que temos as mais variadas dificuldades. E as dificuldades básicas. Tratar de política já é por si só um desafio. O que é melhor, por exemplo, assistir ao jogo entre Inter e São Paulo para saber quem vai pra  final da Libertadores, na Globo, ou assistir ao debate das pessoas candidatas a presidência da república na Band? Eu mesmo fiquei numa dúvida danada, zapiando com o controle remoto, entre um e outro. Nem dá pra acreditar. Isso pra dizer que conversar sobre política, vivenciar e conscientizar jovens dos direitos de políticas públicas é um desafio. Não se trata de política partidária. Mas, sim de buscar a execução das coisas básicas para a sobrevivência com qualidade de vida para todas as pessoas a partir da realidade do bairro.

Por esses dias mesmo tivemos um exemplo bem interessante. Uma pessoa que participa de nossa comunidade, buscando ajudar outra irmã nossa do PML que tem problemas sérios de articulação nas pernas, recorrendo ao PSF do bairro sofreu pra burro em busca de uma pessoa disposta a ir visitar a idosa para fazer-lhe curativos. Ausência de médico, de enfermeiras, de remédios, má vontade. Senti com seu depoimento que é real a falta de gerenciamento do mesmo. E isso tem que mudar. Temos que dialogar com as urgências do bairro, com as pessoas profissionais, com as instâncias públicas de execução das políticas e serviços públicos para, a partir de um bom diálogo, melhorar o atendimento buscando servir a nossa realidade.

Pois bem, estamos também nos reunindo com a Associação de moradoras e moradores do bairro, abrindo as portas de nossa Capela para reuniões comunitárias. E vamos caminhar mais nessa direção. (Album 1)


Reunião com a Associação de Moradoras e Moradores do bairro de Santo Aleixo


Já no sábado 31 de julho tivemos a presença de jovens de Lins de Vasconcelos, na cidade de Rio de Janeiro, dando uma assessoria e partilhando a história da caminhada na implantação do MJPOP. Um trabalho feito com muito custo por rapazes e moças que vivenciam os mesmos desafios que nós: reunir pessoas, animar, planejar, executar, fazer diferença no bairro. Foi uma tarde muito agradável com muita música, "improviso" e batepapo. E claro, depois disso e tome troca de MSN, Orkut, telefone... e ficou a semente da boa relação de amizade. Estiveram presente José Sergio (Serginho), Paulo Roberto (Paulinho) e Sidnei Paulo (Sidoca). Além de jovens da nossa comunidade.(Album 2)

Galera da Visão Mundial
Serginho, Paulinho, Sidoca e Reinaldo


É também nosso desejo estender o MJPOP para outras comunidades da Diocese. Tanto é assim que já estamos começando uma boa parceria com a Paróquia das Boas Novas, em Caaporã, Paraíba. E olhe que a turma de lá é bem animada e disposta. Já participaram de alguns encontros conosco. Lá, fazem mensalmente a limpeza das margens do Rio da cidade procurando conscientizar as pessoas de que Ecologia e preservação do meioambiente é uma questão de promoção da vida. E, sobretudo, uma ação evangelizadora.

Estamos certos de que essa é uma das maneiras mais adequadas de evangelização do bairro: sentir com as pessoas as urgências de cada qual e lutando por um mundo melhor possível a partir da realidade local. Venha participar com a gente! Temos uma bom Caminho pela frente! E nessa caminhada temos muito que fazer em conjunto!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca