terça-feira, 12 de julho de 2011

Korda Conhecido Desconhecido - O documentário


Korda Conhecido Desconhecido - O documentário from Videoteca Municipal de Lisboa on Vimeo.



Alberto Korda é um dos fotógrafos mais eminentes do período revolucionário cubano, reconhecido sobretudo pela imagem de Che Guevara, “Guerrilheiro Heróico”, que se tornou ícone, percorrendo mundo e gerações. Patente na Cordoaria Nacional, a exposição intitulada “Korda – Conhecido Desconhecido” faz uma visita exactamente por essas imagens mais emblemáticas tiradas pela câmara de Korda, mas também pelas facetas menos conhecidas do fotógrafo, permitindo o encontro com um artista completo e complexo. Pelas imagens tirada pela câmara de Korda entre 1958 e 1968 acedemos à história de um homem que se confunde com a história de um país. 

Colando-se à proposta da exposição, o documentário realizado pela Videoteca Municipal, faz uma visita pelos tempos evocados por cada imagem de Korda. Seguindo as palavras e os passos de Cristina Vives, comissária da exposição, e com a participação de Diana Diaz, filha de Alberto Korda, e de José Figueroa, fotógrafo, em tempos assistente pessoal de Korda, o filme descobre uma história por detrás de cada fotografia, devolvendo a cada imagem, um universo.

É uma viagem. Que à medida que decorre se adensa, fixando-se e deixando-se levar por quem conhece bem as imagens, mas também pelas próprias fotografias, que por vezes são deixadas a falar por si, na sua força. E é um convite. A que quem vê o filme, se deixe levar nessa descoberta, e nessa viagem, e aí descubra Korda também.

PARTICIPAÇÃO: Cristina Vives | Diana Diaz | José Figueroa

PRODUÇÃO Videoteca Municipal CONCEPÇÃO E MONTAGEM Fátima Rocha IMAGEM Ricardo Vale ASSISTENTES DE REALIZAÇÃO E IMAGENS ADICIONAIS Fernando Carrilho | Miguel Pité | Fátima Rocha DIRECÇÃO DE PROJECTO António Cunha TRADUÇÃO Inês Costa MÚSICA Vimúsica




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca