terça-feira, 5 de julho de 2011

Gente peregrina leva cuidado e apoio às pessoas desabrigadas






O Grupo de Peregrinas e Peregrinos do Nordeste (GPPN) 
está saindo para a caminhada do seu 25º ano!
.
QUEM SOMOS?

Somos um grupo em torno de trinta pessoas, mulheres e homens. Alguns casados e outros solteiros, de diferentes Estados do Nordeste. Cada membro do grupo vem de uma experiência de comunidade cristã ou não. Nos caracterizamos como um grupo ecumênico que tenta viver o sonho de Jesus: “que todos sejam um” (Jo 17).  

O QUE FAZEMOS?

Caminhadas a pé pelo Nordeste do Brasil, tendo como objetivo central viver uma experiência espiritual pelas estradas poeirentas. Todo ano tem peregrinação e este ano será a 25ª. Temos presente a gratuidade do "Reino de Deus" e tentamos ser sinais e instrumentos da sua eficácia histórica. De onde iniciamos a peregrinação, só andamos a pé, não recebemos ou carregamos dinheiro e não levamos comida. Em cada lugar que chegamos, procuramos visitar as pessoas para escutá-las e juntos nos esforçamos para seguir Jesus que, a exemplo do Servo de Isaías (52,13-53-12), assumiu os conflitos e não se fez Senhor, mas se esvaziou até a morte de cruz. Realizamos celebrações de esperança e encontros de educação popular.

PEREGRINAÇÃO 2011

Em Pernambuco, diversas cidades da Mata Sul foram declarados em Estado de Calamidade, por terem sido atingidos por inundações: Cortês, Maraial, Jaqueira, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros. Em face das últimas enchentes ocorridas no nosso Estado (2010/2011), vitimando inúmeras famílias que ficaram sem teto e sem condições de suprir as necessidades básicas, o GPPN resolveu fazer uma peregrinação no coração desse drama humano.

O saudoso padre José Comblin nos aconselhou no ano passado: “nessas caminhadas vocês devem alimentar a esperança do povo. Não devem deixar a esperança do povo morrer”. Por isso queremos: encontrar as crianças e os jovens que sofreram com esse drama, para juntos reencontrarmos sentido para a vida; sacudir a instalação e o marasmo que, muitas vezes, se perpetuam com formas tristes de individualismo e desamor na sociedade e no meio do próprio povo pobre; averiguar de perto a real situação das ações emergenciais de órgãos públicos; celebrar, em tudo isso, a presença de Jesus Cristo, que é um Deus todo-amoroso (faremos sempre uma celebração de fé com a comunidade visitada como também respeitaremos dois momentos de oração no interno do grupo que caminha).

DATA E ITINERÁRIO DA PEREGRINAÇÃO

Início em 03 de julho e término 10 de julho de 2011.
Escolhemos as seguintes cidades para a peregrinação pela ordem: Maraial (03/07), Jaqueira (03/07), Catende (Canaã) (04/07), Palmares (05/07), Água Preta (06/07), Santo André (07/07) e Barreiros (08, 09/07).

Contatos do grupo na Diocese de Palmares:
Cícero de Joaquim Nabuco, fone: 91732928 / 36821134
Artur de Ribeirão, fone: 85051130 / 34299087.
.
Mais informações com Artur Peregrino:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca