segunda-feira, 25 de junho de 2012

Rio+20: Porque sonhar é possível e urgente, continuar sonhando é necessário

Julie Carla, facilitadora local do MJPOP Liberdade,
integrante da Rede Ecumênica de Juventude
Por Juliane Carla

Foram dias longos e cansativos. Em alguns momentos questionava: o que eu estava fazendo naquele lugarDesanimei, chorei... cheguei a achar que tudo não passava de um grande espetáculo onde eu era, apenas, mais uma na multidão. Mas, a luta e a confiança das pessoas que estiveram comigo, durante esta semana, renovou minhas esperanças. Senti o entusiasmo e a força das juventudes que, apesar das dificuldades, não desistem de lutar, de tentar, vai em frente mesmo nas maiores tempestades. Regressei com vontade de continuar!

Uma semana na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, repleta de belezas naturais. Inegável a presença de Deus em nossas vidas quando a emoção de ver tamanha beleza faz marejar os olhinhos. Mais emocionante ainda é ver o empenho de tantas pessoas com único propósito: JUSTIÇA! Seja lá por qual causa militavam – ambiental, social, de gênero, de orientação sexual ou liberdade de expressão, etc. – lutavam por justiça, por um mundo mais justo para toda a criação!

Com muita alegria, música, teatro, cartazes, pinturas, debates, místicas. O enfrentamento se fez de diversas formas, em alguns momentos com mais timidez, em outros, escancaradamente. 



Juventudes da Rede Ecumênica - REJU


Na Cúpula, os povos pediam respeito, paz, justiça. Unidos, grandes líderes gritavam contra a Conferência das Nações Unidas, onde outras pessoas que detinham o poder econômico nas mãos, de grandes nações, discutiam a sustentabilidade. Sustentabilidade do Capitalismo. Não dos povos; não do verde; não da nossa casa, a Mãe Terra.

Talvez o grito dessa gente não tenha afetado os ouvidos dos grandes chefes presentes na Rio+20, talvez essas manifestações não tenham abalado a hegemonia do quarto poder dominante, o Capital. Mas despertou, nas gentes presentes, a vontade de seguir em frente. Agora ainda mais confiante desejo continuar na luta por um outro mundo possível


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca