quarta-feira, 24 de julho de 2013

Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento apoia a Liberdade

O SADD - Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento -, tem acompanhado de perto toda nossa Caminhada. E tem nos oferecido ajuda - com assessorias e encontros de formação - para melhor desenvolver a ação diaconal da Igreja com nossa gente da Liberdade





MJPOP Liberdade aprendendo a usar o som




Equipe do SADD reunida em Brasília - DF
O Ponto Missionário da Liberdade está em festa. Estamos vivendo um momento muito especial em nossa Caminhada de fé. Nos últimos meses o diálogo com a comunidade de Santo Aleixo, bairro de periferia da cidade de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, só tem aumentado. E estamos percebendo o direcionamento de Deus para nossa Missão: ouvir as pessoas e Caminhar com elas orando, Celebrando e agindo. Somos uma pequena comunidade cheia de alegria, fé e esperança. E sonhamos com a Liberdade para todas as pessoas sem distinção de raça, credo e orientação. Sendo assim, afirmamos a inclusividade, o respeito a diversidade e a aceitação das diferenças como princípio cristão a ser vivido como testemunho diário.  

Aos poucos vamos percebendo o desejo de viver numa comunidade de fé simples e acolhedora por parte de quem chega para Celebrar com a gente. Mas, não é uma Missão fácil. Vivemos em estado de alerta constante, crescente e contínuo. Possibilidade de furtos, risco de inundação a cada inverno, precariedade nas instalações, pobreza no contexto do bairro, miséria estampada nas ruas, crianças, adolescentes e jovens vivendo em constante situação de risco e vulnerabilidade, contexto de violência doméstica, mulheres vítimas de violência de gênero, a juventude sendo dizimada violentamente, esses são, basicamente, os desafios de nossa Missão. Mas, Deus tem derramado bençãos sobre nossas vidas. 

Encontro REJU casa do CEBI, em Abreu e Lima - PE

Já há algum tempo temos a experiência de vivenciar uma fé ecumênica a partir da presença da REJU - Rede Ecumênica de Juventude - desde os seus primeiros passos por Pernambuco, em 2008, quando participamos da 2ª Jornada Ecumênica do Nordeste. Também por essa época começamos a nos relacionar com a Visão Mundial buscando descobrir uma maneira de firmar parceria com nossas ações no bairro. Então, nos apresentaram o MJPOP - Monitoramento Jovem de Políticas Públicas que, em nosso caso, passou a se chamar de MJPOP Liberdade. Nessa ação se envolveram pessoas, moças e rapazes, do bairro. E depois de encontros de formação a juventude local passou a monitora as políticas públicas municipais ligadas a saúde. Mais especificamente a Unidade de Saúde da Família. O MJPOP Liberdade existe desde 2010 marcando presença nas Conferências de Juventudes do Município, nas reuniões da União de Moradores do Bairro, promovendo fóruns e debates locais. E em união com vários jovens de outros movimentos sociais dos bairro circunvizinhos produziram o documentário "Águas de Jaboatão". Tudo isso foi sendo construído em rede com jovens de outras Igrejas, de movimentos e organizações sociais. Também muito importante para nossa Caminhada é a presença do CEBI-PE (Centro de Estudos Bíblicos), nos assessorando na formação bíblica, no jeito comunitário de viver a Bíblia no dia a dia. 


Encontro MJPOP
Há um ano se aproximaram de nós mais pessoas jovens que, discernindo a nossa forma de ser, passaram a Caminhar e a sonhar conosco. Jovens do Núcleo Educacionista de Jaboatão. Moças e rapazes de nível universitário provenientes de escolas públicas do bairro que lutam por melhorias no sistema de educação do município. E nós nos integramos a mais essa ação porque entendemos que o serviço da Igreja tem a ver com a Diaconia proposta por Jesus. A ação sócio política é a Missão da Igreja para transformação das estruturas dominantes e opressoras da sociedade. E nossa mais nova descoberta foi o Cine clube Moscouzinho, um movimento popular que se dispõe a refletir sobre educação e política a partir do cinema popular. 
Pastoral Infantil


Desde janeiro deste ano começamos a Pastoral Infantil com o apoio da UMEAB, a partir do movimento de Oferta Unida de Gratidão, e estamos acompanhando cerca de 12 crianças, todos os sábados, com momentos de devocional, oração bíblica e brincadeiras, além de um delicioso lanche. Nosso objetivo é alcançar as famílias dessas crianças, criar vínculos de confiança e trabalhar preventivamente com cada qual delas. Esse projeto foi articulado pela presidente da UMEAB da Diocese, irmã Madalena Soares. 

O SADD - Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento -, tem acompanhado de perto toda essa Caminhada. Por isso com a articulação da representante diocesana, Ilcélia Soares, que sempre nos apoiou e acreditou em nossas ações missionárias, após abrir edital para projetos, aprovou um projeto específico para o fortalecimento das nossas atividades locais ligadas ao Monitoramento de Políticas Públicas. Vínhamos sonhando, em nossas reuniões de oração, com um instrumento que nos levasse para às ruas, que nos apoiasse na comunicação do Evangelho para todas as pessoas do bairro, vínhamos orando para que Deus nos desse a possibilidade financeira de confeccionar para nós uma Bicicleta de Som e Propaganda. E assim aconteceu. Graças a Deus, agora estamos com nossa Bicicleta da Liberdade, uma rádio sob três rodas.  




Ocupação Educacionista da Liberdade
Com ela todas essas atividades serão multiplicadas. Nossos cines populares serão realizados nas ruas. Nossos cultos evangelísticos serão realizados em praça pública, no meio do povo e com o povo. Apoiaremos as ações de cada movimento desses de nossa comunidade como nossa visão e missão evangelizadora.  

O MJPOP Liberdade já decidiu que vai discutir com a sociedade local a questão da Redução da Maioridade Penal propondo momentos de debates e reflexão para adolescentes das escolas públicas. E a Bicicleta Liberdade será um grande meio de provocar reflexão nas pessoas. 


Já decidimos que anunciaremos todas as reuniões da União de Moradores do bairro. Buscando contribuir para a maior participação das pessoas nas reuniões para refletir sobre as questões urgentes do bairro de Santo Aleixo. O Núcleo Educacionista já tem carteira liberada para refletir as questões ligadas a melhoria do ensino público. Teremos muitos momentos de cultura e diversão a partir de filmes e pequenas apresentações de artistas que receberão o convite para se apresentar em nossas ruas. 


Com a Bicicleta Liberdade iremos fazer programas de rádio e de vídeos para promover os Direitos Humanos e Cidadania. E claro, dessa forma, proclamaremos o Evangelho de Jesus para toda gente oprimida de nossa Região. Por isso, agradecemos, primeiramente, à Deus por sua bondade e misericórdia, agradecemos a todas as pessoas do SADD, especialmente a Revda. Magda Guedes, a 
Sandra Andrade e a Ilcélia Soares, ao nosso Bispo Dom Sebastião Armando que tanto nos ajuda de maneira amorosa, como um verdadeiro Pai em Deus, agradecemos o apoio de Reinaldo Almeida e Welinton Pereira (Visão Mundial), e ao Daniel Souza (REJU Nacional), agradecemos a parceria com a Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, na pessoa do Revdo. Sérgio Andrade e de membros da comunidade, que nos apoia em oração e com ofertas generosas. Muita gente boa faz parte de nossa história e ajudou na nossa Caminhada de fé e ação missionária, por isso queremos também agradecer ao Revdo. João Peixoto, pela escolha de nossa casa e por ter nos pastoreado, ao Revdo. Gustavo Gilson que sempre caminha junto conosco, ao Revdo. Félix Filho por todo seu empenho, apoio e companheirismo no período da nossa reforma. Finalmente, queremos agradecer a todas as pessoas da comunidade de fé, Ponto Missionário da Liberdade, a cada criança, adolescente, jovem e pessoa adulta, a cada família envolvida nesse projeto missionário cheio de sonhos, mas que anda com os pés no chão das ruas e morros de Santo Aleixo. E rogar a Deus todas as bençãos merecidas a essa gente trabalhadeira e guerreira da Liberdade. Que Deus continue nos abençoando sempre. 

As ruas nos esperam, vidas esperam por nossa ação missionária transformadora. Vamos às ruas na paz de Cristo. Tenhamos coragem e sejamos fortes na proclamação do Evangelho a todas as pessoas, sirvamos ao Senhor com alegria, no Poder do Espírito Santo, ALELUIA! 


  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca