domingo, 30 de junho de 2013

Sem comentários




Comentários sobre o jogo e as manifestações no Rio(é estou assistindo, estou em Paulo Afonso, depois de uma reunião com a REPENSAR, parceira de KOINONIA, numa ação educativa com jovens, em favor da justiça socioambiental):

a) As Manifestações estão acontecendo, com alta repressão da PM, no Rio. O protesto é pela inversão da perspectiva política. Não que megaeventos deixem de ter relevância para o País. Porém, há mais relevância na solução das pendências: Reforma Agrária, Política, Tributária, Aperfeiçoamento no tratamento da Saúde, Aperfeiçoamento do ensino público pelas instituições do Estado e com rigoroso controle social das Mantenedoras das instituições privadas, dentre outras questões, como a própria mobilidade urbana (causa original da atual onda de manifestações);
b) Há manifestações simultâneas em várias cidades do Brasil, muitas delas as mesmas que a Globo produziu as "torcidas" da Copa;
c) O jogo está sendo muito bom, e, certamente, há muito interesse na vitória do Brasil. Porém, quem tem maior interesse nessa vitória? Vou supor o básico e algumas questões colaterais: - o time brasileiro deve ter interesse na vitória, não há porque supor o inverso; - a Globo deve ter muito interesse na vitória, aumenta a audiência, os contratos de serviços de propaganda ficam mais caros e ela pode justificar a não cobertura das manifestações ao mesmo tempo que o jogo; - ao governo federal? Não creio! Seria algo que interessaria mais aos governos estadual e municipal do Rio, que fizeram muitos investimentos anti-populares para que a cidade fosse aparelhada para a Copa.
d) Então, o jogo está vendido? O bolão dos jogadores brasileiros no jogo é teatro? Alguém manipulou muito para a vitória do Brasil? Minhas respostas às três perguntas são a mesma, e tem duas versões, uma curta e outra longa. A curta é: Não, e a longa é: Não mesmo!
e) Como diria Roberto da Mata, temos que entender como o futebol é parte da cultura brasileira. E eu diria tanto quanto as manifestações e arte da luta política também são, embora esta última, o que, infelizmente, recebe pouca atenção de nossa antropologia useira e vezeira em afirmar uma versão de uma "brasilidade acomodada"... Não há esse comodismo todo, nem tudo se explica só por uma versão negativada do jeitinho... ou do "você sabe com quem está falando", e ainda bem que é assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca