segunda-feira, 5 de março de 2012

Projeto de Economia Solidária



Por Torquato Silva

Gente querida, Inicialmente, quero expressar minha satisfação em ver a comunidade Caminhando com tanta expectativa boa e esperança. Temos percebido que a aproximação de pessoas jovens, do jeito que a gente gosta e com a cara da gente, tem animado bastante. É notada a animação de Tati, Ida, Debinha, Ray, Julie, Nane... de todo mundo. Amadurecemos. E percebemos que a chegada de pessoas novas mais nos anima na Caminhada. Até porque, como já se disse, é Caminhando que se faz o Caminho.

Neste tempo de Quaresma, trago noticias boas. O SADD, Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento, nos fez a proposta de implantar um projeto chamado "Projeto Educação para uma Economia Comunitária'. Isso baseado na partilha da Economia Solidária, de uma Economia mais justa e igualitária. A proposta é que possamos refletir sobre nossa condição econômica e buscar agir de maneira mais consciente. Isso buscando colocar em prática três pilares, que são: 1. Consciência Econômica, 2. Controle da Economia, 3. Multiplicação da Economia Solidária com a comunidade. Como diz Dom Sebastião: "Pobre, ajudando pobre!" O objetivo é o de formar um grupo para desenvolver e aplicar a metodologia de Economia Solidária e Comunitária durante um ano. Quem sabe, a partir daí, não pode surge entre nós algo no sentido de Cooperativismo ou Associativismo Solidário?

No momento o SAAD tem apoiado um projeto em nossa Diocese que vem sendo colocado em prática na Paróquia Boas Novas, em Caaporã-PB. Chegou a nossa vez, vamos fazer valer essa oportuniadade. Numa reunião que tivemos com a Ilcélia, contato Diocesano do SADD, e com a Revda. Eliane Cardoso, pessoa responsável pela Paróquia, tivemos os seguintes encaminhamentos: 1. Primeiro momento com a comunidade. Precisamos definir o grupo, dia e horário para nossas reuniões, no mínimo 15 pessoas. 2. Nossas atividades terão inicio agora em Março de 2012 indo até março de 2013, 3. Estou indo a Brasília para poder me apropriar do método para partilhar com toda gente. 4. Inicialmente, nossa proposta de dia e horário é a seguinte, a confirmar com vocês: Jaboatão, Quinta-feira 14h às 16h. Ficou acertado o acompanhamento, semanal, de Ilcélia no primeiro mês para implantação do mesmo, em seguida com visita quinzenal.

Esse projeto visa apoiar pequenas ações comunitárias de empreendimento financeiro. Gente que vende pipoca, milho, confeito, etc. Ou ainda, visa um plano de ação comum para o bem da comunidade. Também poderemos fazer pequenos empréstimos com o consentimento da maioria. Ou seja, tudo, absolutamente, gerenciado e administrado pelo grupo. Sua participação é importante. A confirmação do seu desejo de caminhar conosco nesse projeto também. Não poderemos fazer nada sem a participação de toda gente.

Para o próximo final de semana, precisamos fazer uma reunião para conversar a respeito. E tirar as dúvidas. Vamos caminhar nesse momento tão importante de nossa comunidade. Uma informação importante, para participantes que cursam universidade ou faculdade, daremos uma declaração de voluntariado podendo constar como horas para atividades complementares. 

Cheiros em cada qual... Izaias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca