terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Impressões de um espírita na 4ª Jornada Ecumênica


Por Diego Miranda de Andrade*

Tudo começou com o convite do meu professor, o André, para a Jornada Ecumênica e esse convite não foi exclusivo para mim, mas sim para meus amigos que moram nas casas (republicas de estudantes), tanto na minha (dos meninos) e na das meninas, pois somos ao todos constituídos de 7 católicos, 2 protestantes e 1 espírita. E foi pelo fato de todas quinta-feiras a noite nos reunir para passar a noite juntos. Ao fim da noite fazíamos nosso momento de oração, esse momento é muito bonito e nos revigora sempre.
Com muita confusão, todos se inscreverão para a Jornada, acabou que só tinham 3 vagas. Foram indicados os nomes, mas sabe como é, uma complicação. Acabou que no final ficou eu, Natália (católica) e o André (espírita). Fomos todos ansiosos e no ônibus começamos a fazer algumas amizades e muitos cochilos. Uma galera bem legal, mas o frio na barriga continuava, tentava ler algo para passar e nada.
Em fim chegamos, muitas horas de viajem. Mais de 12h pra mim e pra quem veio do Rio muito mais. Já estava bem de noite, e fomos para os aposentos. Aiai, era um templo daqueles enormes dos Jesuítas, com quartos para 2 pessoas com suíte. Fiquei estarrecido, eu que sempre criticando a catequese deles me via na sua casa, super bem acolhido. Dormi uma bela noite.
Levantai e contemplei o belo lugar, sentido aquela harmonia que pairava. Logo estranhei, não tinha aqueles toques de levantar que geralmente tem nos meus encontros de Jovens, ninguém ficava me dizendo o que tinha de fazer, era só seguir para onde quisesse. E como setas numa floresta, você seguia, e lógico, na ecobag tinha a programação. Logo vi uns hermanos falando espanhol e fiquei ainda mais surpreso, pensei, "que maneiro até hermanos tem aqui!".
Continuando... Não, não posso continuar, essa é minha experiência, acho que cada um tem a sua. Então experimentem o Ecumenismo, o diálogo interreligioso e a fraternidade. Posso dizer que me surpreendi com muitas coisas, como um night bar para galera, vendendo bebida alcoólica e tudo, isso seria um sacrilégio perto de muitos companheiros do meu movimento espírita.
Não senti em nenhum momento aquele esteriótipo farisaico, daqueles que ficam julgando segundo suas doutrinas. Senti seres que se aceitam uns aos outros no amor em Cristo, em Buda, em Krisha e em Deus, em ultima e maior instancia. Vi borbulhar os vários olhares e comentários, pessoas que entende o Cristo como alguém que deseja seu Reino implantado na Terra e não um monte de papa-céus: vem aqui que você será salvo! Vi críticos e amorosos.
Esse testemunho é só o de dizer que dialogar é possível, viável e necessário. Tem uma citação que eu gosto sobre isso do J. Herculano Pires "A seriedade absoluta é tão prejudicial ao espírito quanto a absoluta leviandade. A carranca embrutece o espírito e a facécia o dispersa. Quando os homens se convencem de que possuem a verdade e se encastelam em seus dogmas, a Civilização se fecha por milênios entre as muralhas da China. É então necessário que alguém lembre de sorrir das atitudes solenes, de pôr em dúvida as verdades feitas." (Os Filósofos, pag. 43).
Convido vocês não só a casa grande (ecumenismo) mas ao diálogo interreligioso, ver as várias opiniões e compara-las, analisar, se entregar, intuir e se descobrir. Conheci sobre Candomblé, conheci sobre algumas denominações protestantes e conheci pessoas que não são de nenhuma instituição, mas acreditam em Deus, em alguma divindade para além de nosso mundo. 
Engajem em alguma luta, em busca do Reino, em busca de uma sociedade mais humana, mas justa e mais fraterna.
O semeador saiu a semear, e a semente foi lançada nesse momento, aqueles que com coração fértil, sedentos de amor, encontrarão ai um caminho que tem potencialidades inimagináveis. Mas do que minhas palavras deixo aqui meu coração.


*Espírita, gosta de filosofia, educação e movimentos sociais. Um dos participantes da Jornada Ecumênica. (Contato: dmandrade87@gmail.com)

5 comentários:

  1. Estou aqui, disponível a qualquer dúvida...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Bastante interessante estes trechos:

    "É então necessário que alguém lembre de sorrir das atitudes solenes, de pôr em dúvida as verdades feitas." (Os Filósofos, pag. 43).

    "Convido vocês não só a casa grande (ecumenismo) mas ao diálogo interreligioso, ver as várias opiniões e compará-las, analisar, se entregar, intuir e se descobrir".

    ANALISAR, esta é a palavra. Não ingerir tudo que lhe chega aos ouvidos,sem por em dúvida as verdades feitas,sem analisar.

    ResponderExcluir
  3. Puxa Diego! Bate uma saudade!!!
    Durante a Jornada vivemos experiências muito individuais msm. Mas tbm senti o coletivo, um ideal em comum!
    Como diz minha maezinha (Walkiria Rodrigues), q tbm é espirita, "a verdadeira religião é o amor ao próximo". E esse ideal uniu a todos, sem preconceitos ou jugamentos!
    Saudades de vc e do André tbm!!!

    ResponderExcluir
  4. E eu que pensava que Dona Wal fosse Anglica... ops... cristã...kkkk

    ResponderExcluir

Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca