domingo, 11 de novembro de 2012

Seminário Preparando o Natal, o tempo é hoje!

Por  M.P. Elinaldo Almeida, O.S.B. (Ponto Missionário Jesus de Nazaré)






‎"Alegrei-me com os que me disseram: Vamos à casa do Senhor ! (Salmo 122, 1)


Esta expressão nos veio ao coração, quando recebemos o convite caloroso dos nossos irmãos da Comunidade Missionária Liberdade, em Santo Aleixo, Jaboatão dos Guararapes, através das suas lideranças pastorais: Isaías e Marly, que mui gentilmente nos acolheram numa perfeita diaconia e, para incrementar mais ainda o momento desta visita pastoral, tivemos a honra de ouvir e de aprender um pouco sobre os tempos litúrgicos do Advento e do Natal, com o nosso estimado Pe. Reginaldo Veloso. 
Foi uma tarde de crescimento espiritual para as comunidades anglicanas, representadas pelos pelos Pontos Missionários da Liberdade e Jesus de Nazaré e de outras denominações cristãs, estreitando os laços que nos unem como verdadeiros irmãos e fortalecendo a solidariedade e a fraternidade entre todos os presentes. Pe. Reginaldo, como excelente educador, nos convidou à reflexão tomando como tema os nossos sonhos e como esses sonhos individuais são comuns entre nós, tomando a proporção de um sonho coletivo e almejado por todos e o significado deles na dimensçao do Natal. As equipes se debruçaram sobre tal proposta e depois compartilharam, em plenária, os resultados das experiências de cada um, partindo da conclusão de cada equipe. Pe. Reginaldo Veloso, com muita habilidade pedagógica e pastoral, reportou as nossas vivências aos tempos litúrgicos que se aproximam.
O encontro foi maravilhoso, pois entendemos que estamos entrelaçados aos acontecimentos e à vida litúrgica da Igreja, que é cada um de nós, porque formamos uma teia que se cruza uma com a outra, formando uma bela tapeçaria natural que resiste às intempéries, pois encontra sua força em Deus. Aprendemos juntos que a Igreja é uma casa que abriga a todos os filhos e filhas de Deus e se propõe a ser uma família, para revelar ao mundo o amor santo da Trindade. Cantamos e louvamos, com as belíssimas composições do nosso querido Pe. Reginaldo e aprendemos, com esse peregrino do Evangelho, que Igreja viva são mãos dadas, num círculo vital que bombeia santidade nas veias do mundo. 
Este foi um belo presente que nos proporcionaram os nossos queridos Ministros Pastorais e a Comunidade Anglicana da Liberdade. Agradeço a Deus por isso e pela vida de todos os meus irmãos que partilharam conosco a construção do Templo do Espírito Santo em nós. 


Por fim, com alegria, nos confraternizamos num ágape que me reportou à passagem de Ato dos Apóstolos 4, 32: "Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo que tinham." 

Este, sem dúvida, é o modelo autêntico de ser Igreja e o Natal que poucos conhecem.
Que as bençãos do céu recaiam sobre todos e que possamos acender mais pontos de luz, como esse, na nossa amada Igreja Anglicana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca