terça-feira, 13 de novembro de 2012

IEAB Integra o Comitê Permanente do Conselho Consultivo Anglicano


O Professor Joanildo Burity, representante do Sínodo da IEAB, foi eleito para ocupar o cargo na Comissão Permanente do Conselho Consultivo Anglicano (CCA), no qual fazem parte bispos, clérigos e leigos de Igrejas da Comunhão Anglicana. Ao todo foram eleitos seis representantes de diversas Províncias tais como, da Igreja Anglicana da Austrália, Igreja Anglicana do Quênia, Igreja Anglicana da África Austral, Igreja do País de Gales e Igreja Anglicana do Burundi. O Conselho é composto ainda por noves outros representantes, tendo na presidência o Arcebispo de Cantuária.
O Bispo Primaz Dom Maurício Andrade em nota a Câmara dos Bispos e ao Conselho Executivo do Sínodo afirmou que é :
“[...] uma vitória para o Brasil, e mais uma expressão da presença da IEAB no cenário da
Comunhão Anglicana. Que Deus nos abençoe e muito obrigado ao  nosso irmão Joanildo.”
CCA é um dos quatro Instrumentos de Unidade da Comunhão Anglicana, a saber: o Arcebispo de Cantuária, a Conferência de Lambeth e o Encontro dos Primazes. Surgiu após uma resolução da Conferência de Lambeth de 1968 e a primeira reunião ocorreu em 1971, na cidade de Limuru, Quênia. O 15º Conselho Consultivo Anglicano está reunido em Auckland, na Nova Zelândia, entre os dia 27 de outubro e 07 de novembro.
Segundo o Bispo Francisco de Assis, o Conselho Consultivo Anglicano:
“[...] tem autonomia para se utilizar de instrumentos tais como comissões e grupos de trabalho. Seu papel se volta tanto para dentro da própria Igreja como para fora dela, efetivando processos de aperfeiçoamento e capacitação para o testemunho missionário e ecumênico. A variedade de matérias estudadas, discutidas e propostas é enorme. Suas resoluções, no entanto, a despeito da ampla legitimidade de que estão investidas não são auto-aplicáveis, necessitando sempre do assentimento das Províncias para serem aplicadas”. Revista Inclusividade  nº17, Abril 2010, pg.115.
O Professor Joanildo Burity, é membro leigo da Diocese Anglicana do Recife,  Cientista Político e Pesquisador Sênior da Fundação Joaquim Nabuco, e atualmente está trabalhando na Universidade de Durham, no Reino Unido.
Veja as imagens do Encontro do CCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca