terça-feira, 13 de setembro de 2011

CONFERÊNCIA LIVRE DE JUVENTUDE REJU




Por Joselito Costa e Torquato Silva 



No sábado 24 de setembro, a partir das 8h, a Rede Ecumênica de Juventude de Pernambuco, estará realizando a I Conferência Livre de Juventude em Santo Aleixo, Jaboatão dos Guararapes, Acontecerá no Ponto Missionário da Liberdade, ligado a igreja Episcopal Anglicana do Brasil com o apoio da Diaconia e com a presença de jovens de várias organizações e movimentos sociais. Estaremos refletindo sobre a condição das juventudes brasileira e construindo propostas para a II Conferência Nacional de Juventude que será realizada, em dezembro, Distrito Federal. A conferência contará também com a participação da facilitadora da REJU-PB, Charlene Abreu. 


CONFERÊNCIA LIVRE DE JUVENTUDE REJU-PE
Dia: 24 de setembro 2011, 9h
Local: Ponto Missionário da Liberdade
Jaboatão dos Guararapes

Participantes: 30 pessoas
Credenciamento: 8h ás 9h
Secretaria: Julie Carla e Elizeu Espíndola

9h Mesa de abertura:
Charlene Abreu - Facilitadora REJU Nacional
Representante da Secretaria Executiva Juventude JBO
Joselito Costa - Diaconia 
Torquato Silva - Jaboatão dos Guararapes

9h40 - Trabalho em grupos

EIXO 1 - Direito ao desenvolvimento integral
1.3 juventude e cultura
Facilitadora - Charlene Abreu
Sistematizador - José Trajano

A cultura entrou em pauta. Deixada por muitos anos em segundo plano pelo poder público, reconhecida somente como entretenimento ou na valorização das formas mais eruditas, a produção cultural passou a ser vista de outra forma na última década. Na linha de frente desse debate, não por acaso, está a juventude, historicamente ligada aos movimentos de vanguarda e transformação dos valores sociais por meio da cultura. Os jovens sempre se associação a experimentação no campo das artes e da cultura, agentes protagonistas de manifestações e linguagens artísticas renovadoras e transformadoras do panorama cultural. (...)

EIXO 3 - Direito a experimentação e a qualidade de vida
3.2. Juventude, Esporte e Lazer
Facilitador: Joselito Costa 
Sistematizadora: Gleizy Gueiroz

A realização de grandes eventos esportivos como a copa do mundo e as Olimpiadas serão uma grande oportunidade para debater os rumos das práticas esportivas no pais e o legado social que podem ser gerados por eles para a juventude. O esporte no Brasil encontra-se em trẽs dimensões distintas: Esporte educacional, esporte de lazer ou recreativo e esporte de alto rendimento. Os programas e ações do governo com o foto em juventude e esportes estão voltados, em sua maioria, a democratização do acesso e acontecem no ambiente escolar. Entretanto, a grande parte da juventude que já concluiu a fase da educação formal está e está fora da escola não prática esporte. As políticas públicas precisam se atentar para o acesso de seguimento ao esporte e ao lazer. (...)

EIXO 4 - Direito a diversidade e a vida segura
4.2 Juventude, respeito à Diversidade e Direitos Humanos
Facilitadora: Elizeu Espíndola
Sistematizadora: Julie Carla

A juventude não pode ser discriminada de nenhuma forma, seja por sua etnia, cultura, origem nacional, orientação sexual, idioma, religião, opiniões políticas, aptidões físicas, condições sociais ou econômicas. Considerando como ponto de partida o respeito à diversidade, as políticas de Direitos Humanos devem contemplar seriamente a juventude em todas as suas dimensões. 
Porém, além do respeito às várias juventudes, são necessárias políticas afirmativas específicas que estejam antenadas para recortes como o social, o de gênero, o de orientação sexual, étnico-racial e o relativo à pessoa com deficiência.  Tais políticas precisam também, necessariamente, considerar o caso específico das mulheres e da população negra, por sua prolongada história de opressão e exclusão.

11h40 - Plenária final
Apresentação das propostas discutidas e construídas nos GTs. 
12h30 - Encerramento - Informes - Encaminhamentos 
13h - Almoço e espaço livre
15h  - Momento cultural
18h - Mística de encerramento
Lanche final 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca