sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sobre a vida e liturgia (I)

Pe. Reginaldo Veloso




Três historinhas em torno de um mesmo tema


1. A liturgia do meu pai...

Final de janeiro de 1952. Depois de uma noite mal dormida, por imensa e incontida saudade, eu iria voltar, adolescente de 14 anos, para mais um longo ano de seminário, lá na distante Recife. Acompanhado de meu pai, saímos de Quebrangulo, lá no interior das Alagoas, para, às 05 da madrugada, pegar o ônibus em Palmeira dos Índios com destino à capital de Pernambuco, mais precisamente, à Escola Apostólica da Várzea, seminário menor dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.

Sentado do lado da janela, meu pai junto de mim, de repente, ouvi um conhecido de meu pai, que viajava em pé, abordá-lo:
-- Desculpe eu perguntar, é seu filho?...
-- É meu mais velho, respondeu meu pai, com certo orgulho.
-- Em breve, estará lhe ajudando a ganhar dinheiro! Exclamou o homem, como quem dissesse algo que daria satisfação a meu pai.
-- Esse daí, eu já entreguei ao Coração de Jesus! Era a pronta e acabada resposta de meu pai.

Uma tal resposta, carregada de convicção e de mistério, deve ter intrigado o conhecido de meu pai e provocado outras perguntas da parte do mesmo e os devidos esclarecimentos do meu pai, mas minhas lembranças só chegam até aí... À distância de 59 anos, a resposta de meu pai, naquela madrugada de janeiro de 1952, ainda hoje ressoa a meus ouvidos como expressão da generosidade de alguém que, com incansáveis esforços e total dedicação, criava seus quatro filhos, mas não priorizava o retorno que disso pudesse, um dia, advir-lhe. Antes, tinha plena consciência de estar entregando seu primogênito a Deus. No entanto, com a vida cheia de trabalho, que nunca conheceu o que eram férias, sua prática religiosa se limitava à participação na Missa do domingo.



"Nem todo aquele que me diz: “Senhor! Senhor!”, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus" (Mt 7,21)


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca