terça-feira, 29 de março de 2011

Morre Pe. José Comblin

Dom Helder e Pe. José Comblin em Serra Redonda-PB
 
Morreu na manhã de hoje, domingo, aos 88 anos, o padre belga José Comblin, um dos mais importantes representantes da Teologia da Libertação. Ele estava na Bahia, tendo falecido devido a problemas cardíacos. Nasceu em Bruxelas, em 1923. Ordenou-se sacerdote em 1947. Doutorou-se em Teologia pela Universidade Católica de Louvain.


Trabalhou na América Latina desde 1958. Em Campinas, São Paulo, lecionou Química e Física para o curso colegial. Posteriormente foi assessor da Juventude Operária Católica, tornando-se professor da Escola Teológica dos Dominicanos em São Paulo e tendo como alunos Frei Betto e Frei Tito. Aí permaneceu até 1962. A seguir lecionou na Faculdade de Teologia do Chile até 1965. A convite de Dom Helder Câmara, veio para o Recife, onde foi professor do Instituto de Teologia - ITER, tendo oferecido cursos e assessorias também no Equador e na Bélgica. A partir de 1969 esteve à frente de seminários rurais em Pernambuco e na Paraíba. Leia mais...

Um comentário:

  1. É muito triste ver um homem como o Pe. José Comblin morrer! ele ra um grande homem. uma grande mestre, uma pessoa maravilhosa!

    ResponderExcluir

Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca