terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CARTA DOS JORNADEIRAS E JORNADEIR0S DO NORDESTE




Viemos de diversos lugares. Temos rostos-culturas e tradições diferentes. Somos cerca de 70 nordestinos e nordestinas da Bahia, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Pertencemos a variadas denominações cristãs, espíritas, de religiões de matriz africana, de movimentos e organizações sociais do campo e da cidade, e de organizações ecumênicas. Somos jovens em sua maioria e participamos da REJU - Rede Ecumênica da Juventude.

Somos diferentes e entendemos que a diversidade é a nossa riqueza. E afirmamos que a nossa unidade se dá em causas que nos aproximam: a defesa da Mãe Terra e do direito de todas as pessoas de nela habitar em fraternidade e dela cuidar.

Juntamente com outras 250 pessoas vindas das demais regiões do Brasil e de países da América Latina, África, América do Norte e Europa participamos da IV Jornada Ecumênica, realizada em Itaici - SP, de 11 a 15 de novembro de 2010.

Essa jornada nos oportunizou celebrar juntos, refletir, socializar e intercambiar saberes, beber na fonte da diversidade. E nos inspirar para assumir compromissos com as causas que promovem a nossa unidade a partir dos temas lá discutidos: ecumenismo, ecologia, economia e vida.

Nessa vivência ecumênica construímos um entendimento comum: o modelo de desenvolvimento em que vivemos se contrapõe ao sonho de um mundo justo, fraterno, solidário e em sintonia com a vida do planeta. E que é preciso, urgentemente, juntar nossas forças para construir um outro mundo possível.

Enquanto região Nordeste, compartilhamos nossas lutas, fragilidades, potencialidades e desafios. E nos comprometemos com as propostas de luta construídas por todos os jornadeiros e jornadeiras, construindo redes de diálogo e articulação para ajudar a transformar a realidade em que vivemos.

Defesa das águas e dos biomas da região, reforma agrária, resgate e preservação das sementes nativas, combate às obras de grande impacto ambiental, reforço da agroecologia e da economia popular solidária, fortalecimento dos direitos da juventude, combate ao racismo e ao extermínio da juventude negra e pobre, respeito à diversidade de orientação sexual, cultural e religiosa e estímulo ao diálogo inter-religioso, combate à intolerância religiosa, são alguns temas que consideramos prioridade e que serão foco de nossas ações em nossos espaços de atuação.

Entendemos como fundamental a incidência em políticas públicas para, de fato, avançar na conquista e garantia de direitos.

Encorajados pelo Espírito Ecumênico que vivenciamos nesses dias e envolvidos com as causas que nos aproximam fraternalmente na luta, compartilhamos esses nossos compromissos com igrejas cristãs e outras expressões de fé, movimentos e organizações sociais que atuam no Nordeste para que, imbuídos no mesmo compromisso, tornem-se parte dessa nossa jornada para a construção de um mundo mais habitável para todas as pessoas desta e das gerações futuras.


Itaici, 15 de novembro de 2011

6 comentários:

Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca