sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CEBI JOVEM


Juventude discute negritude e branquitude

A juventude marcou presença entre as mais de oitenta pessoas participantes que estiveram reunidos de 27 a 29 de agosto no 6° Seminário Nacional de Teologia da Libertação e Educação Popular.

Com a temática Negritude e Branquitude: Razões da (des)igualdade, a questão racial do Brasil foi discutida como um problema de relações entre negros e brancos, pois a solução envolve a toda a sociedade.

O mito da democracia racial, reproduzido nos livros escolares (fábula da convivência pacífica entre brancos europeus, índios e negros) foi o ponto de partida para a análise da realidade brasileira: o “desenvolvimento” através da escravidão africana e indígena, do latifúndio e da extração de riquezas naturais deixou suas marcas: a população negra representa mais de 70% da população mais empobrecida. Mais de dois terços dos jovens assassinados tem entre 15 e 18 anos e são negros.

Ao longo do seminário foram apresentados filmes de curta metragem sobre o tema em discussão, bem como poesias e “spots”. Em breve, alguns desses materiais estarão disponíveis em nosso blog. Para saber mais sobre o evento, acesse:

Acesse o site do CEBI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca