quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Carta de motivação do Secretário Geral da IEAB‏

De Volta à Igreja





Porto Alegre, 23 de setembro de 2010


Aos Bispos, Clero e Lideranças Leigas da IEAB

Graça e Paz!


De volta para a Igreja: está em nossas mãos o fazer a diferença!



“Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus”(Rm 15:7)



Amados Irmãos e Irmãs


Estamos chegando ao grande dia de realização ca Campanha de Volta à Igreja que a Secretaria Geral da IEAB abraçou com a preciosa iniciativa do ML Luiz Coelho, da diocese Anglicana do Rio de Janeiro. Lembro-me de como a idéia começou. Uma conversa no Skype e a decisão de abraçar uma idéia para que a IEAB pudesse adotar uma estratégia de atrair pessoas para redescobrirem a vida de fé em comunidade.

Casando perfeitamente com nosso lema provincial Acolher e Servir, a iniciativa foi sendo construída e logo se recebeu efusivo apoio dos pais da idéia posta em prática em outros países e províncias anglicanas. Conseguimos a autorização para traduzir e aplicar o projeto na IEAB. Estávamos apostando numa estratégia para mover a IEAB na direção de uma ação evangelizadora nova e ao mesmo tempo simples.

A divulgação pelo site da IEAB, o apoio de nosso Primaz  e a insistência junto a algumas lideranças da Igreja surtiram efeito e levaram a uma adesão formal de cerca de 30 comunidades em todo o Brasil. Falo adesão formal porque algumas comunidades perderam o prazo de inscrição e estão participando informalmente da Campanha. Isso não diminui a importância do gesto e revela que em nossa Igreja é possível se pensar em Missão e evangelização sem que isso represente proselitismo.

O projeto é uma oportunidade de se aperfeiçoar o que tanto se tem avaliado como uma das fraquezas de nossa IEAB: convidar e motivar pessoas a viver a fé cristã em comunidade. Nas minhas andanças por este país percebo sempre em qualquer lugar que chego a avaliação é de que nossas comunidades estão ficando cada vez menores e não sabemos como trazer pessoas para viverem a sua fé de forma comunitária.

Domingo que vem é o dia D. Evidente que algumas comunidades adequaram a proposta a sua realidade local e irão realizar sua celebração em outro domingo, respeitadas as particularidades de cada contexto. Mas a grande maioria realizará domingo que vem um esforço concentrado para trazer à Igreja muitas novas pessoas que irão conhecer o nosso jeito de celebrar e viver a fé cristã.
 
Uma comunidade da diocese Anglicana do Rio de Janeiro já realizou domingo passado a sua campanha. Foi a Paróquia Cristo Rei, situada na Cidade de Deus. Estamos animados pelas notícias de que o domingo de Volta à Igreja foi um sucesso tremendo: houve 50% de aumento na freqüência regular às celebrações dominicais. Isso representa praticamente meia nova congregação regular que ouviu a palavra de Deus, celebrou e partilhou tanto a mesa eucarística quanto a mesa comunitária. Claro que para esse resultado contribuiu o trabalho árduo dos leigos, da liderança paroquial e da liderança pastoral de seu pároco, o Revdo Nicholas .

Se pudéssemos projetar isso para o resto da Província, teríamos quase 10 mil novas pessoas em todo o Brasil vivenciando a celebração dominical. Com certeza um grande evento missionário de acolhida e serviço espiritual para quem talvez esteja  anos sem participar de uma celebração cristã.

O impacto disso não pode ser mensurado apenas em termos de estatística, mas pode ter um impacto pedagógico incalculável na vida de tantas pessoas que estejam precisando ouvir uma palavra, receber um abraço e alimentar-se espiritualmente.

O desafio está posto. A Campanha vem alimentando todas as lideranças envolvidas com orientações, estudos, dicas e orações. Mesmo em meio às nossas limitações materiais na Secretaria Geral pudemos fazer chegar a todas as dioceses a proposta e a metodologia.

Agora é arregaçar as mangas, orar por todas as pessoas que vão atender o nosso chamado e trabalhar duro para deixar a nossa Igreja linda, preparada para acolher nossos irmãos e irmãs.

É muito importante registrar cuidadosamente o que vai acontecer. E compartilhar com o resto da Igreja. Tenho absoluta certeza de que haverá frutos sólidos deste trabalho.

Lembremos que este pode ser um rico instrumento de missão e de serviço.

Esta Campanha não pretende ser infalível e nem ser apenas uma importação de metodologias. Ela pretende ser um desafio para sairmos do conforto de nosso cotidiano e pagarmos o preço de sermos anunciadores da Boa Nova.

Desejo a todas as comunidades que aderiram a Campanha um domingo abençoado. Um domingo que pode ser um diferencial não somente para nossas comunidades, mas principalmente para as pessoas que estaremos acolhendo em nome de nosso Senhor.

Perdoem-me a emoção das palavras, mas estou muito esperançoso de que esta Campanha fará diferença para a nossa IEAB. Acolhamos e Sirvamos no caminho da Missão que não é nossa, mas é de Deus!

Que Deus abençoe a obra de nossas mãos e frutifique de acordo com a sua benevolência! Amém.

Revdo Cônego Francisco de Assis da Silva
Secretário Geral


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca