domingo, 25 de julho de 2010

De volta à Igreja

Boletim semanal para domingo, 25 de julho de 2010


Olá amigo(a) do projeto devoltaàigreja. Este é o sétimo boletim semanal com dicas e mensagens de motivação para as equipes de implementação dessa iniciativa no nível das comunidades. Discuta com os outros membros da equipe sobre estes textos e divulguem o projeto junto às comunidades. E não se esqueçam de pedir a Deus que nos abençoe nessa iniciativa.




A Igreja é para todo mundo


Há tantas pessoas que estão aguardando apenas um convite para ir à Igreja, mas têm medo de fazer-nos uma visita. Isso porque pensam que seus pecados são tantos que não são dignos daquele grupo de "santos". Mas na verdade, todos nós somos pecadores necessitados da misericórdia de Deus.


Mais de 80% dos brasileiros declaram-se cristãos. Alguns podem argumentar que eles não são praticantes, e assim não são "verdadeiros cristãos". Contudo, esses milhões de pessoas sentem que a mensagem de Jesus Cristo é importante o suficiente a ponto de fazer parte de sua identidade, mesmo quando nem sabem como explicá-la ao certo. Muitos frequentaram igrejas, para deixá-las por diversos motivos. Outros nem as frequentaram, mas se lembram de membros assíduos de suas famílias. Há aqueles que foram batizados para nunca mais voltar a uma igreja... Mesmo assim, todas essas pessoas acreditam que são de Cristo.


Você já pensou a responsabilidade que temos perante Deus em relação a todas essas pessoas? O serviço anglicano do batismo expressa uma fundamental declaração de fé: "és de Cristo para sempre". É preciso levar nossa fé a sério e convidar aquelas pessoas para, como nós, serem de Cristo para sempre, para fazerem parte da vivência comunitária do Evangelho e serem nutridos pela presença de nosso Senhor nos sacramentos que trazem vida.




Diversidade de visitantes


A IEAB continua engajada no estudo teológico sobre o cuidado pastoral a pessoas de diferentes orientações sexuais e identidades de gênero. Talvez por sermos uma das poucas igrejas que tem buscado honestamente discutir sobre essas questões à luz da exegese bíblica, mas também levando em consideração questões de trato pastoral, da melhor tradição da Igreja e estudos científicos, um considerável número de pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) nos tem procurado a fim de redescobrir sua fé em Deus em Cristo.


Independentemente do que você, ou a maioria dos membros da sua paróquia ou missão pensam sobre o assunto (temos, na prática, uma variedade de opiniões teológicas e pastorais em nossas igrejas), é preciso alertá-los que possivelmente haverá alguém dessa comunidade visitando a sua igreja. Muitas vezes, essas pessoas foram profundamente feridas por igrejas e por pessoas ditas cristãs, que ao invés de lhes oferecerem amor, lhes cobriram de preconceitos. O mais importante, no momento, é deixar claro que Deus ama a todos os seres humanos, e que, dessa forma, todas as pessoas são convidadas a conhecê-Lo. Questões posteriores, de cuidado pastoral, sempre podem ser tratadas diretamente pelo(a) pároco(a), que saberá como lidar de forma carinhosa com diferentes indivíduos e suas necessidades.




Agora é a sua vez!


Discuta sobre esses textos com os outros membros da equipe. Tirem suas conclusões. Divulguem o projeto! E se tiverem dúvidas, não deixem de mandar um e-mail para devoltaa@ieab.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca