quinta-feira, 6 de maio de 2010

Reverenda Lílian Conceição

 Por Izaías Torquato

Este ano, em Janeiro, completamos 15 anos de existência e trabalho em Jaboatão Centro. Em Santo Aleixo estamos há 4 anos, aproximadamente. Muita gente passou por nós, muita gente caminhou conosco. Nesse caminho há uma carta escrita em 2002 pela Reverenda Lílian Conceição que faz parte da história e identifica outras pessoas históricas da nossa caminhada de fé. Vale a pena ler, se emocionar e relembrar esse tempo vivido.

"Porto Alegre, 15 de janeiro de 2002.


Aos Membros da
MISSÃO DA LIBERDADE
Jaboatão dos Guararapes - PE


Irmãs e Irmãos,
Paz e Bem!
Hoje é a data que há alguns anos escolhemos como marco do aniversário do nosso nascimento enquanto comunidade. Precisamente 7 (sete) anos. E até aqui nos ajudou o Senhor” (I Sm.7,12b).
Durante a caminhada, tivemos alguns tropeços, caímos, levantamos, ajudamos e recebemos ajuda para levantarmos. Enfim, muitas coisas aconteceram. Aprendemos e desaprendemos muito. Foi uma bela caminhada, a qual sempre contamos com a presença acolhedora de Deus. E é muito bom que sempre lembremos de cada pessoa que esteve conosco, bem como de cada pessoa que ficou conosco. Coloquemos cada qual diante do Senhor em nossas orações.
No último dia 30 de dezembro, quando da celebração após a minha ordenação diaconal, fiz um desabafo no momento do sermão que certamente não foi entendido por todas as pessoas. Realmente foi um desabafo não um sermão. Senti-me na condição de mãe que ama muito sua filha e que deseja fazer enxergar alguns erros para melhor corrigí-los. E confesso que vejo a Missão da Liberdade como uma filha, pois participei dela desde o momento da gestação, senti com as pessoas que estavam desde o início. Acolhi o sonho/desejo do pais fundadores, Joabe e Luciano; sentí-me grávida desse sonho/desejo e participei de todo o processo de crescimento dessa filha. Tivemos algumas pessoas, reverendos e reverendas que passaram conosco algum tempo: Rev. Francisco de Assis, Revda. Siméia, Rev.Daniel, Rev. Stephen, Revda. Evanilza e Rev. Marcos Barros, que estará até fevereiro próximo. Mas cada qual delas estiveram conosco por um certo tempo, tendo que seguir seus caminhos e nós fomos ficando. Com o tempo, fui exercendo algumas atividades na falta de quem as fizessem. Logo vocês reconheceram em mim uma vocação que não me dava conta. Fui chamada por Deus através de vocês a dedicar minha vida de forma especial. Daí entendi que dizer sim a ordenação seria a resposta esperada. Hoje sou ordenada pela Igreja de Jesus Cristo, a qual fazemos parte nós e todas as nossas irmãs e os nossos irmãos na fé. Recebi um sinal que não pode ser apagado pelo tempo e com ele a responsabilidade de me ajuntar a multidão de mulheres e homens que receberam de Deus a tarefa de cuidar da Sua Igreja, nunca esquecendo que fazemos parte dela. Hoje temos o prazer de ter como ministro encarregado o Rev. Francisco Sales, meu colega de seminário, companheiro na caminhada de formação. Agora sou sua colega de ministério. Também contamos com o nosso querido Ministro Leigo, ou como dizemos em Pelotas, Ministro Pastoral Auxiliar, Antoine. De fato, o Senhor quer que a Missão da Liberdade continue existindo e tem enviado pessoas Suas para cuidar disso. Mas existir não depende apenas de pessoas chamadas a exercerem ministérios ordenados e instituídos, mas essencialmente depende de cada pessoa, irmã e irmão, que a compõe. A responsabilidade é de cada pessoa.
Agora estou em outras terras. Sinto-me enviada por vocês. Espero dar testemunho do que juntos aprendemos. Espero que cada qual de nós sejamos sinal de vida e luz no mundo de morte e trevas.
Aprendemos juntos que fazemos parte da comunhão de todas as pessoas santas que se foram e das que ainda vivem aqui nesse mundo. Assim, é motivo de alegria saber que onde quer que cada qual estejamos, estaremos ligados em oração, pois confessamos uma única fé. Mantenhamo-nos firmes na oração.
O desabafo refletia a culpa de quem sempre esteve com vocês, mas não sabia como cuidar devidamente. Não sei como ser pastora, mas fui escolhida por meio de vocês para aprender a sê-la. Não sei se chegará o dia em que direi que aprendi tudo o que é necessário, mas estou certa de que me empenharei com toda a intensidade do meu ser em ser uma zelosa aprendiz.
Espero que não guardem consigo as palavras tristes, pois as alegrias são maiores. Animemo-nos com o entusiasmo que vem da fé comum na única razão de nosso viver: Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.
Parabéns! Esse é um tempo especial para lembrarmos de que não estivemos sós em nenhum instante, pois o Senhor esteve e está conosco. Façamos nossas as palavras escritas em I Samuel:
até aqui o Senhor nos tem ajudado”.
Com amor fraterno e materno, Lilian"

Clique na imagem para ver mais fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca