domingo, 18 de abril de 2010


ESCOLA BÍBLICA DO PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE

A Escola Bíblica (EB) é uma formação contínua, que vivencia a leitura da bíblia em intersecção com a leitura da vida, oferecendo aos participantes a oportunidade de desenvolver ou aprofundar a experiência de compromisso com o projeto da vida (meio onde vivem), que é o projeto primordial do Deus apresentado na Bíblia.

A Escola Bíblica busca ser facilitadora no resgate dos valores humanos, tais como a ética, o diálogo, a compaixão, a partilha, e a auto-estima. Na Escola Bíblica este resgate se dá através do estudo, convivência e celebração, que estão intimamente ligados em todos os momentos.

A EB do Ponto Missionário da Liberdade em Santo Aleixo se orientará para:

Viver uma experiência de aproximação da Bíblia que tem como ponto fundante a vida da pessoa que lê o texto bíblico;

Auxiliar no desenvolvimento ou aprofundamento de uma leitura contextualizada e comprometida da Bíblia, a partir da chave de leitura dos pobres e excluídos;

Cultivar a intimidade com a oração, pessoal e coletiva, entendo-a como fundamental para a experiência de pertença à filiação divina e a irmandade com Jesus e com as demais pessoas;

Construir pontes entre os valores que orientam o povo da Bíblia e os valores da sociedade do tempo atual, tendo com base a experiência pessoal e coletiva com o Deus libertador;

Estimular atividades no desenvolvimento social, político, econômico e cultural.


O JEITO DE FAZER A ESCOLA BÍBLICA


Dissemos que a Escola Bíblia é uma formação contínua, o que pressupõe se tratar de um processo educacional. Esta constatação nos remete a escolha de uma metodologia da educação. Seguindo a orientação do CEBI , que por sua vez é inspirada pelo caminho seguido por Jesus, como veremos mais adiante, a Escola Bíblica adota a metodologia da educação popular, também chamada libertadora, cuja sistematização mais conhecida e aplicada foi feita por Paulo Freire.

Relembramos os princípios básicos da educação libertadora:

O Sujeito da educação é quem participa do processo educativo. Quem educa é um facilitador, cuja função é tentar criar condições favoráveis ao processo de educação.

A educação é entendida como um processo a partir de dentro do sujeito, ou seja, da educanda e do educando; é um processo surpreendente, de idas e vinda, e não linear e previsível.

O processo educacional não se restringe à comunicação e aquisição de conhecimentos, mas mobiliza a pessoa inteira, nas várias dimensões de sua identidade.

A educação é concebida e praticada como um processo de construção coletiva, no qual quem educa e quem é educado se tornam cúmplices, sendo portanto indispensável e primordial o respeito e a valorização das colocações e dos sentimentos dos educandos e educandas.

A aprendizagem é um processo, no sentido próprio da palavra e como tal não começa quando começa, porque de algum modo já começou, nem termina quando termina, porque continua.


O CEBI

O CEBI toma a educação libertadora por considerar que, desta forma, está correspondendo aos passos metodológicos seguidos pelo próprio Jesus. Quando observamos a passagem do evangelho de Jesus escrita por Lucas, no capítulo 24, versículos de 13 a 32, mais conhecida como os “dois discípulos de Emaús”, vemos claramente o processo educacional aplicado por Jesus, em toda sua existência e também naquele momento.

Jesus inicia o diálogo perguntando sobre o que as duas pessoas conversam. Isto é, interessasse por elas e as põe no centro do processo. Ouve a história que lhes contam, pois entende que toda pessoa já tem um certo conhecimento, é a partir do que trazem que ele partilha com elas a revelação dos fatos. O texto diz que Jesus começa por Moisés e todos os Profetas, personagens conhecidas daquelas pessoas, que fazem parte de sua tradição religiosa e cultural, e, com as quais têm intimidade. No entanto, mesmo diante das explicações de Jesus, elas não puderam reconhecê-lo, a educação é um processo. Ao chegarem ao seu destino, àquelas pessoas, que foram acompanhadas por Jesus, demonstram o desejo de continuar em sua companhia, já se havia estabelecido uma relação entre elas e Jesus. À mesa, na convivência fraterna, na partilha do pão, Jesus é reconhecido. Neste momento, tem continuidade o processo educacional, de posse da revelação as pessoas vão anunciar o que sabem para outras pessoas, vão partilhar sua experiência.

Inspirados pelos caminhos trilhados por Jesus, o CEBI, e consequentemente a EB podem aplicar a metodologia da educação popular à leitura da bíblia.


O QUE JÁ ESTÁ PLANEJADO

Em 2010, a EB terá 09 encontros, distribuídos mensalmente de março a novembro. Cada encontro terá a duração média de 06 a 08 horas, incluindo 02 momentos para lanches e 01 para almoço. As refeições serão resultado da partilha entre todas as pessoas participantes.

O conteúdo programático proposto está sujeito á alterações a serem construídas com o grupo no decorrer do ano.


A PROGRAMAÇÃO

Serão trabalhados três grandes eixos temáticos, ou etapas, a partir de figuras emblemáticas da bíblia, cujos assuntos estão relacionados a seguir, em termos gerais. Salientando que cada assunto será objeto de um planejamento específico, e poderá ter subtemas e ser dividido em dois ou mais encontros, a depender da dinâmica do grupo

PRIMEIRA ETAPA

MOISÉS E MIRIAM, A IMPORTÂNCIA DAS MULHERES PARA LIBERTAÇÃO DO POVO

Que Deus é esse? (O nome de Deus)

Uma biblioteca com mais de 3.000 anos (A bíblia)

O povo de Deus na história (Linha do tempo)

SEGUNDA ETAPA

ISAIAS E SUA ESPOSA PROFETISA – DEUS QUE PROTESTA E LIBERTA

Um novo jeito de viver (As tribos)

Que reis são estes? A denúncia e o anúncio dos Profetas e Profetisas

TERCEIRA ETAPA

JESUS DE NAZARÉ E AS MARIAS

Vida e obra de Jesus

Primeiras Comunidades

Nossa comunidade como sinal do Reino de Deus


A ESCOLA BIBLICA ACONTECE A CADA TERCEIRO SÁBADO DE CADA MÊS! PARTICIPE!


Veja as fotos de nossa caminhada neste endereço:




Escola Bíblica de Juventude - Ponto Missionário da Liberdade

24/04/2010


Contatos para informação:

Silvia – 88433839

Torquato - 99523624


CALENDÁRIO

DATA

TEMA

06/03/10

Que Deus é esse? ( O nome de Deus)

Uma Biblioteca com mais de 3.000 anos

(A Bíblia)

17/04/10

O povo de Deus na história (Linha do tempo)

15/05/10

Um novo jeito de viver (As tribos)

19/06/10

Que reis são estes?/ A denúncia e o anúncio dos profetas e profetizas

JULHO

GINCANA BÍBLICA

21/08/10

Vida e obra de Jesus

18/09/10

Primeiras Comunidades

30/10/10

Nossa comunidade como sinal do Reino de Deus

13 e 14/11/10

CELEBRANDO A VIDA

CONHEÇA O CEBI

CEBI - Centro de Estudos Bíblicos
www.cebi.org.br/


Texto: Silvia Maria - Assessora do CEBI - ICAR
Fotos: Várias pessoas da Comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca