terça-feira, 18 de junho de 2013

Batismo de Otto

 Por Gerson Vicente* 


Ao conhecer o pequeno Otto, pude perceber duas características marcantes na sua vida. A primeira foi a alegria espontânea, pois durante o culto estava sempre brincando sorridente, a segunda foi a energia, pois não parava quieto um só instante, rsrs. A palavra alegria aparece 150 vezes nas Escrituras e não por acaso. Em Gálatas 5:22 percebemos que a alegria é um dos frutos do Espírito, não a tristeza ou o desencorajamento. Quando permanecemos cheios do Espírito Santo todos os dias, Ele nos dará energia e inspiração para sermos “repletos de alegria” em meio às circunstâncias. Em Salmos 16:11 percebemos que na presença de Deus existe abundância de alegria e essa abundância já é nítida na vida de Otto. Ao observar Otto, comecei a entender um pouco mais o que Jesus disse em Marcos 10:14: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas.” Realmente, como poderia existir um Reino cheio de alegria sem a felicidade espontânea e irradiante de crianças como Otto?




No entanto, este dia foi bastante marcante na vida de Otto, pois foi o seu Batismo. Nesse momento simbólico de grande significado, comunhão e reflexão, houve o reconhecimento público da existência do Espírito Santo na sua vida e a consagração do seu futuro à Santíssima Trindade. No Batismo, celebramos o novo nascimento, agora não mais pelo ventre da nossa mãe, mas pelo derramar do Espírito Santo, simbolizado pela água, fonte da vida. Através dessa celebração, comunicamos ao mundo que a nossa existência não se resume apenas ao aqui e agora, ao mundo apenas material, mas também ao mundo espiritual, um aqui e agora diferente, e esse mundo se estende pela eternidade com Jesus Cristo no Reino de Deus. É através dessa comunhão em espírito com o Criador que nós encontramos a fonte de esperança, energia e alegria para enfrentarmos qualquer obstáculo em um mundo de caos e sofrimento. Além disso, nesse momento, a família assume uma grande responsabilidade perante a comunidade com o cuidado espiritual do pequeno Otto. Caberá a família o papel de ensiná-lo os valores cristãos, mostrando o que é viver em abundância apesar das circunstâncias e qual é a razão da nossa esperança. 

A minha oração e a de todos e todas as irmãs e irmãos do Ponto Missionário da Liberdade é que o Otto permaneça sempre com esse espírito de felicidade e com essa energia, contagiando a todos/as que estão ao seu redor, apesar das dificuldades e aflições da vida e jamais se esqueça de amar e honrar a sua família e depois, sua comunidade. Além disso, que ele jamais esqueça que existe um Deus Emmanuel sempre disposto a lhe dar um abraço e dizer: Vamos caminhar juntos a estrada da vida. Estive, estou e estarei sempre ao teu lado para te fortalecer e ajudar, em todos os momentos. Amém.


*de Tradição, histórico-progressista, Batista, formado em Ciências Contábeis, coordenador do Nucleo Educacionista de Jaboatão dos Guararapes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca