segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Juventude da DAR na CONFELIDER e no Sínodo

Texto: Dominique Lima & Michele Santana
Durante os dias 02 e 06 de junho, em Embuguaçu, São Paulo, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil reuniu clérigos e animadores leigos de todo o Brasil para a realização do Sínodo e da CONFELIDER, reuniões responsáveis por decisões que dão rumo à vida da igreja. Naquele momento, participaram representantes das Juventudes Anglicanas do Brasil. Foi uma oportunidade para trocarmos experiências, dificuldades e expectativas sobre a ação dos jovens em nossas comunidades.
Todos os participantes foram questionados sobre “Que igreja nós queremos?”, “Que compromissos podemos ter com a igreja?”
Levantamos que é momento de refletir, de entender, que juventude não é somente um grupo restrito por critério etário, envolve todos aqueles que desejam e sentem energia, foco, compromisso e amor para que a igreja, a igreja de Cristo, seja fermentada e cresça abraçando àqueles que tanto têm a contribuir e receber em nossa sociedade.
Compartilhando deste entendimento, o encontro com os representantes das Juventudes Anglicanas teve o objetivo de rearticular a aproximação dos jovens anglicanos, com a perspectiva de crescimento desta igreja e a necessidade de traçarmos ações de valorização do jovem em nosso meio. Essa articulação é importante para que a juventude se una, fortalecendo, assim, nossos objetivos comuns, preservando as diferenças culturais e litúrgicas que existem em nossa igreja.
Durante nossas conversas e debates, constata-se que ainda somos poucos e que precisamos de mais articulações, mais espaço, maior movimentação e ação para os jovens e a partir dos jovens. O que podemos fazer, enquanto grupo reunido da juventude, para que nosso país seja um lugar melhor para o povo? Para as minorias participantes da sociedade? O que podemos fazer para que a evangelização seja promovida de forma eficaz e penetrante?
Como ação prática, partindo destes questionamentos, foi reativada uma estrutura de ajuda ao movimento jovem de nossa igreja: Comissão Nacional de Integração da Juventude (CIN). No relatório final desse momento definimos como objetivo geral que:
“A CIN, desafiada pela missão de proclamar as Boas Novas do Evangelho, anseia promover a formação integral das juventudes, nas suas diferentes manifestações e realidades, despertando a identidade e espiritualidade no jeito de ser anglicano e comprometê‑las com a transformação social e preservação da criação.”
Tendo este objetivo em mente, estamos idealizando ações para movimentar e melhorar a comunicação com os jovens, que serão divulgadas em breve. Queremos que os movimentos aconteçam em todas as paróquias, missões ou pontos missionários, abrangendo nossa diocese, e oportunamente interagindo com as outras dioceses da região III e com as outras regiões da Província.
Concluímos este breve informativo agradecendo a Deus pelos momentos que vivemos e pedindo que Ele possa nos amadurecer espiritualmente e nos proporcionar a humildade necessária para que os jovens daquela comissão e seus desdobramentos possam contribuir no engajamento dos jovens e no crescimento da igreja. Levantamos, ainda, que precisamos e contamos com a oração e o apoio de todos os leigos e clérigos da comunidade e que, sem esta ajuda, as conquistas serão mais difíceis e o alcance das ações de nossa igreja poderia ser encurtado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca