segunda-feira, 25 de junho de 2012

Rio+20: Porque sonhar é possível e urgente, continuar sonhando é necessário

Julie Carla, facilitadora local do MJPOP Liberdade,
integrante da Rede Ecumênica de Juventude
Por Juliane Carla

Foram dias longos e cansativos. Em alguns momentos questionava: o que eu estava fazendo naquele lugarDesanimei, chorei... cheguei a achar que tudo não passava de um grande espetáculo onde eu era, apenas, mais uma na multidão. Mas, a luta e a confiança das pessoas que estiveram comigo, durante esta semana, renovou minhas esperanças. Senti o entusiasmo e a força das juventudes que, apesar das dificuldades, não desistem de lutar, de tentar, vai em frente mesmo nas maiores tempestades. Regressei com vontade de continuar!

Uma semana na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, repleta de belezas naturais. Inegável a presença de Deus em nossas vidas quando a emoção de ver tamanha beleza faz marejar os olhinhos. Mais emocionante ainda é ver o empenho de tantas pessoas com único propósito: JUSTIÇA! Seja lá por qual causa militavam – ambiental, social, de gênero, de orientação sexual ou liberdade de expressão, etc. – lutavam por justiça, por um mundo mais justo para toda a criação!

Com muita alegria, música, teatro, cartazes, pinturas, debates, místicas. O enfrentamento se fez de diversas formas, em alguns momentos com mais timidez, em outros, escancaradamente. 



Juventudes da Rede Ecumênica - REJU


Na Cúpula, os povos pediam respeito, paz, justiça. Unidos, grandes líderes gritavam contra a Conferência das Nações Unidas, onde outras pessoas que detinham o poder econômico nas mãos, de grandes nações, discutiam a sustentabilidade. Sustentabilidade do Capitalismo. Não dos povos; não do verde; não da nossa casa, a Mãe Terra.

Talvez o grito dessa gente não tenha afetado os ouvidos dos grandes chefes presentes na Rio+20, talvez essas manifestações não tenham abalado a hegemonia do quarto poder dominante, o Capital. Mas despertou, nas gentes presentes, a vontade de seguir em frente. Agora ainda mais confiante desejo continuar na luta por um outro mundo possível


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Juventude Liberdade presente na Rio+20

Alexandre, Ray, César, Tathy, Millena e Julie (por trás da câmera tirando a foto)

A Juventude Liberdade, que é integrante da Rede Ecumênica de Juventude - REJU, está participando durante o período de 15 - 25 de junho, na cidade do Rio de Janeiro-RJ, do importante evento Rio+20, Cúpula dos Povos. Na ocasião estarão representando o Ponto Missionário da Liberdade (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Diocese Anglicana do Recife), Raiana Rodrigues, Millena ReisJulie Rodrigues, Tathy Cosme, César Ramos e Alexandre Roseno Além de partilhar com as juventudes presentes projetos realizados no Bairro de Santo Aleixo, Jaboatão dos Guararapes -PE, nossa gente terá a oportunidade de se reunir com a Caravana Anglicana composta por nosso Bispo Primaz, Dom Maurício Andrade, nosso Secretário-Geral, Revdo. Arthur Cavalcante a coordenadora do SADD (Serviço Anglicana de Diaconia e Desenvolvimento), Sandra Andrade,e com  Paulo Ueti, que trabalha com facilitando as relações anglicanas na América Latina, alem de pessoas da Diocese Anglicana do Rio de Janeiro e várias outras da nossa Província.



Millena, Tathy e César. Atrás Ray e Julie. (Por trás das câmeras, Alexandre.)
Na ocasião será apresentado o vídeo documentário  que fala sobre o Rio Jaboatão que é tão mal-tratado e esquecido. Essa produção, fruto do trabalho árduo dessa galera, é resultado de uma caminhada ao longo das margens do Rio até desembocar no Mar, em Barra de Jangadas. Durante aqueles dias de filmagem, usando câmeras amadoras, tiveram contato com gente ribeirinhas e com o sofrimento de nosso povo.

Nossa 
Juventude Liberdade, Ponto Missionário da Liberdade, uma comunidade aberta e dialogal por natureza,  está fazendo história em nosso bairro de Santo Aleixo, Jaboatão dos Guararapes, a partir de ações ecumênicas, conscientização politica, ecológica e social, Nossa Missão e Serviço (Liturgia), à comunidade se reflete em nossas Celebrações e deságua em nossas vidas com ações concretas nas ruas e nas casas, nas vidas das pessoas. 

No retorno, o grupo vai compartilhar as experiências vividas nesses dias apresentando um relatório com muitas fotos, vídeos e entrevistas que resumam um pouco do que se viveu por esses dias. Que este momento seja significativo e cheio de resultados! 


Estamos em união, no Caminho! E a Pegada é Essa!

Bandeira da cidade histórica Jaboatão dos Guararapes, berço brasileiro das revoluções

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Super-heróis se encontram e daí surge uma boa amizade


"Naquele momento os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram: - Quem é o mais importante no Reino dos Céus? Jesus chamou uma criança, colocou-a na frente deles e disse: - Eu afirmo a vocẽs que isto é verdade: se vocẽs não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu. A pessoa mais importante no Reino do Céu é aquela que se humilha e fica igual a esta criança. e aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta estará recebendo a mim."  (Mateus 18, 1-5)


O Super-menino, Bernardo, e o Ben10, Luan


Esses são Luan e Bernardo. Duas crianças que agora fazem parte do P. M. da Liberdade. Luan, já faz algum tempo que convive conosco. É filho de Julie, neto de D. Walkiria, sobrinho de Raiana, primo de Debinha. Bernardo está chegando agora, é filho de Aline e de Esdras, uma nova família que se aproxima pra nos apoiar na ação pastoral comunitária.

Bernardo, Esdras e Aline

Luan e Bernardo, nos indicam o Caminho. Nunca se viram antes, jamais se encontraram, não estudam na mesma escola nem moram no mesmo bairro, mas para salvar a existências os dois superheroizinhos se uniram para brincar, para compartilhar o plano de mudar o mundo a partir da aceitação das diferenças. 

Que esse espírito infantil, de brincadeira no quintal da gente, nos anime na Caminhada. E que nossos sonhos sejam realizados a partir da visão das crianças de nossa comunidade que acreditam que, com a fé  limpa, cristalina e plena, podem mudar as realidades injustas e tiranas da vida. 

Nossas boas-vindas a Bernardo, Aline e Esdras, nossa família Liberdade acolhe vocês em amor. E nossa melhor recepção foi feita por Luan.





sábado, 9 de junho de 2012

MJPOP Liberdade e SUS: Participação e Ouvidoria



Com uma Oração Matinal demos início a oficina sobre "SUS, Participação e Ouvidoria", Ministrada pelo Dr. Luís Carlos Bolzan, diretor do departamento de ouvidoria-geral do SUS, aconteceu no Ponto Missionário da Liberdade em Santo Aleixo, no  05 de junho, das 08 às 16 horas. Contamos também com a presença de representantes da Visão Mundial, Reinaldo Almeida, facilitador nacional do MJPOP e a  a nova Diretora Nacional de Programas e Ministério Integrado, Maria Carolina.

Naquela ocasião com a presença de agentes comunitários de saúde, do PSF do bairro, foram discutidos os problemas do atendimento do SUS, além de seus avanços. Além de pessoas da comunidade, jovens e pessoas convidadas

Foram abordados os Princípios do Sistema Único de Saúde, a importância da participação popular e o funcionamento da ouvidoria. A tônica agora é monitorar. E para isso a comunidade tem que se organizar. A participação é importante e urgente. Nesse sentido, devemos cada vez mais trabalhar na formação politica do povo e conversar sobre Direitos Humanos. 

Agradecemos à Deus pela vida de nossa juventude, pelo MJPOPLiberdade. Agradecemos também a Diocese Anglicana do Recife, na pessoa do bispo Dom Sebastião que sempre tem nos ajudado. À Diaconia e a Visão Mundial parceiras do Caminho e a Rede Ecumênica de Juventude - REJU, nossa fonte de inspiração. 


Ministério da Saúde
Esplanada dos Ministérios Bloco G
Brasilia-DF / CEP: 70058-900
Acesse o serviço CartaSUS e avalie seu atendimento.

REGISTRE SUA MANIFESTAÇÃO

Celebração e Vida

"O SENHOR diz ao seu povo: “Depois disso, eu derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas: os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os velhos sonharão, e os moços terão visões." (Joel 2.28)



No sábado, 2 de junho, na Virgília da Santíssima Trindade, com a presença de nosso bispo Dom Sebastião Armando, celebramos a vida e participamos conjuntamente de um momento feliz de partilha e Eucaristia. A comunidade presente cheia de perspectiva cantou louvores à Deus, num momento muito especial de nossa Caminhada, celebrou à Deus em gratidão pelas vitórias e conquistas alcançadas.

Nossa juventude vai crescendo e tendo visões, esperança de mudança no bairro e no mundo a partir de nossas ações missionárias no bairro. Essa é nossa expectativa e com elas nossos sonhos são alimentados e realizados. 

Veja as fotos:



segunda-feira, 4 de junho de 2012

XXVIII Concílio da Diocese Anglicana do Recife



A ILUMINURA DO XXVIII CONCÍLIO DA DIOCESE ANGLICANA DO RECIFE

Podemos remontar ao Egito Antigo a arte de ilustrar textos. Porém foi na Europa, no período particularmente compreendido entre os séculos V e XV, que a arte das iluminuras se desenvolveu. Destacam-se neste período as iluminuras confeccionadas nos mosteiros das ilhas Britânicas, como os Evangelhos de Lindisfarne (Lindisfarne Gospels) e o Livro de Kells, com forte influência da cultura celta. Tais mosteiros, como os de Lindisfarne e Iona, forma centros irradiadores de arte e evangelização a toda Europa. Mas, o que são iluminuras?
Grosso modo, as Iluminuras são textos caligrafados e ilustrados (decorados) com imagens coloridas, acompanhadas ou não por detalhes dourados. Inclusive é a presença do dourado (aplicação de folhas de ouro) que nomeia a arte das iluminuras: o texto caligrafado ficava “iluminado” por conta do brilho do ouro neles. As iluminuras também são conhecidas como ‘miniaturas’ por conta da grande presença do pigmento vermelho (em latim: minimum) usado nos textos caligrafados e ilustrados. Geralmente era a primeira letra do ‘capítulo’ do texto manuscrito, por isso chamada ‘capitular’, que se apresentava em cor vermelha ou com detalhes (filigranas) dourados.
Seguindo de perto a tradição da iconografia medieval, também presente nas iluminuras, meu trabalho é também uma alegoria sobre o que somos e desejamos. A confecção da iluminura partiu então de elementos (imagens) que remetem a nossa identidade eclesial e cultural: somos uma diocese episcopal anglicana no nordeste do Brasil. Façamos uma breve aproximação de tal iconografia...
Na iluminura do XXVIII Concílio Diocesano destaca-se a imagem do ‘báculo’, símbolo do episcopado; e por relação, da igreja local (‘Onde está o bispo, aí está a Igreja’ Santo Inácio de Antioquia (+ 107)). Báculo este que está ‘vivo’, na medida em que está plantado no solo (ver suas raízes) e apresenta-se coberto de ramos. Os ramos e folhas, por sua vez, lembram a arvore símbolo das matas pernambucanas: o visgueiro (Parkia pendula). Na parte superior do báculo temos o brasão da diocese. Importante destacar que sai do báculo um ramo que ‘envolve’ imagens que evocam o Quadrilátero de Lambeth, a dizer que tal episcopado está ‘envolvido’ na identidade anglicana; assim como suas raízes estão ladeadas pela logomarca da IEAB (Província) e pela cruz celta (anglicana).
Esta terra, onde o báculo está ‘plantado’ é nordestina: representados pelo coqueiro (litoral) e pelo mandacaru (sertão). Ambos estão vivos, viçosos e floridos. Na base da ilustração, uma praia estende-se e nela nasce o sol... Sobre tal paisagem desce três labaredas de fogo (Espírito Santo). Mais acima, uma imagem lembra-nos a Trindade: modelo da comunhão perfeita e por extensão da Igreja. Em seu centro está a ‘Cruz de Cantuária’, um dos símbolos de nossa identidade e de nossa Comunhão Anglicana.
Em resumo pode-se dizer que as ilustrações, assim como as cores escolhidas, presentes na iluminura do XXVIII Concílio Diocesano expressam vida e identidade. São imagens que falam de nossas raízes anglicanas (cruz celta e cruz de Cantuária), episcopal (báculo e nordestina (paisagem).

Eduardo Henrique
(Ribeiro Halves)

Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca