sábado, 29 de janeiro de 2011

Pra manter a memória viva...

MP está espantado com licença que permite desmatamento


A comentarista do Bom Dia Brasil falou sobre a licença parcial dada pelo Ibama para início das obras de Belo Monte. Segundo Miriam, as exigências da licença não foram cumpridas.

Licença parcial não existe. Para fazer um empreendimento como esse, há três licenças. A prévia permite estudos mais aprofundados e o início da preparação. A licença de instalação é exigência para começar a obra. E a de operação vem quando está pronto. Eles deram uma licença parcial. Essa licença prévia foi dada depois de três demissões do Ibama no ano passado com os técnicos assinando que eram contra. Mesmo assim, eles deram essa licença. Mas só que foi dada com 40 exigências, que não foram cumpridas. E agora se deu a licença parcial, que permite o desmatamento, para supressão da vegetação, como se diz. Leia mais...


Mario Vargas Llosa


Edição do dia 28/01/2011
29/01/2011 01h03 - Atualizado em 29/01/2011 01h07

Após vender milhões de livros no mundo inteiro e ser consagrado pela crítica internacional, o peruano ganhou o Nobel de Literatura. Suas histórias se confundem com a América Latina.

Nelson Motta

Após vender milhões de livros no mundo inteiro e ser consagrado pela crítica internacional, o peruano Mario Vargas Llosa ganhou o Nobel de Literatura. Suas histórias se confundem com a América Latina. Veja o vídeo.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Jazz, Blues e Frevo marca o 1º Festival Janeiro dá Música em Santo Aleixo



banner-etc-e-tal



Quarta - 26/01/2011 - 21:00 - PM


Jazz, Blues e Frevo marca o 1º Festival Janeiro dá
Música em santo aleixo



grupo
O Ponto Missionário da Liberdade e o MJPOP Liberdade – Monitoramento jovem de Políticas Públicas – realizaram, nos dias 21 e 22 de janeiro de 2011, o 1º Festival Janeiro dá Música, tendo como palco o próprio Ponto Missionário, em Santo Aleixo.

No dia 21, sexta-feira, aconteceu a apresentação do Trio Waves Jazz composto por Helmut Junior (guitarrista), Josemar Siqueira (baterista) e Emerson Andrade (baixista), que contou com a participação especial do tecladista Danilo.

O trio tocou Jazz, Blues e Frevo. No sábado, dia 22, apresentou-se o grande guitarrista Eduardo Pequeno, tendo a participação de Helmut  Junior ao violão e de Hávila no cajon. “Com o Festival Janeiro dá Música buscamos trazer para a comunidade o acesso à música de qualidade. O projeto deve continuar com aulas de música e apresentações bimestrais. A proposta do MjPOP Liberdade é dar alternativas, sobretudo de cultura e lazer, aos jovens da comunidade que estão propensos a situação de risco”. É o que afirma Juliane Carla, facilitadora do MjPOP Liberdade.

São projetos como este que nossa comunidade precisa.  É da iniciativa da população, principalmente dos nossos jovens, que necessitamos para que o nosso País se torne um local melhor para se viver.

frevo



Comente essa matéria clique aqui!


Sobre a autora

Walkiria Rodrigues é formada em Enfermagem, tem três filhos e um neto.
Gosta muito de ler. Não é jornalista, nem escritora, apenas se atreve
a escrever
.



Contatowal_wal.rf@hotmail.com

Fotos: Walkiria Rodrigues



Fonte: Nosso Jornal 

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

CORPO E CRISTIANISMO


O corpo na contemporaneidade é exaltado a ponto de as identidades serem definidas em função de certa retomada de um vitalismo difuso na forma de uma estética da boa saúde e da boa forma. Em certo sentido este fenômeno é uma “invenção” da Cultura Somática ocidental graças aos últimos avanços das ciências, sobretudo da biologia e da informática. Estas passaram a exercer forte impacto sobre o “imaginário” do corpo e, consequentemente, da investigação e da compreensão hodierna a respeito da condição carnal do ser humano. Entretanto, apesar da hipervalorização do corpo associada ao advento do “indivíduo” em detrimento da pessoalidade do ser humano, o fenômeno cultural anuncia certo paradoxo. De um lado o corpo nunca esteve tão em voga ou em evidência se comparado a outras épocas e outras culturas. De outro, a cultura contemporânea corre o risco de reduzir o corpo à mera condição performática e de interpretá-lo a partir de uma estética objetal em que seus aspectos exteriores suplantam a fecundidade da interioridade vivida e sentida bem como a socialidade ou a narratividade da condição humana encarnada. Leia mais...

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Impressões de um espírita na 4ª Jornada Ecumênica


Por Diego Miranda de Andrade*

Tudo começou com o convite do meu professor, o André, para a Jornada Ecumênica e esse convite não foi exclusivo para mim, mas sim para meus amigos que moram nas casas (republicas de estudantes), tanto na minha (dos meninos) e na das meninas, pois somos ao todos constituídos de 7 católicos, 2 protestantes e 1 espírita. E foi pelo fato de todas quinta-feiras a noite nos reunir para passar a noite juntos. Ao fim da noite fazíamos nosso momento de oração, esse momento é muito bonito e nos revigora sempre.
Com muita confusão, todos se inscreverão para a Jornada, acabou que só tinham 3 vagas. Foram indicados os nomes, mas sabe como é, uma complicação. Acabou que no final ficou eu, Natália (católica) e o André (espírita). Fomos todos ansiosos e no ônibus começamos a fazer algumas amizades e muitos cochilos. Uma galera bem legal, mas o frio na barriga continuava, tentava ler algo para passar e nada.
Em fim chegamos, muitas horas de viajem. Mais de 12h pra mim e pra quem veio do Rio muito mais. Já estava bem de noite, e fomos para os aposentos. Aiai, era um templo daqueles enormes dos Jesuítas, com quartos para 2 pessoas com suíte. Fiquei estarrecido, eu que sempre criticando a catequese deles me via na sua casa, super bem acolhido. Dormi uma bela noite.
Levantai e contemplei o belo lugar, sentido aquela harmonia que pairava. Logo estranhei, não tinha aqueles toques de levantar que geralmente tem nos meus encontros de Jovens, ninguém ficava me dizendo o que tinha de fazer, era só seguir para onde quisesse. E como setas numa floresta, você seguia, e lógico, na ecobag tinha a programação. Logo vi uns hermanos falando espanhol e fiquei ainda mais surpreso, pensei, "que maneiro até hermanos tem aqui!".
Continuando... Não, não posso continuar, essa é minha experiência, acho que cada um tem a sua. Então experimentem o Ecumenismo, o diálogo interreligioso e a fraternidade. Posso dizer que me surpreendi com muitas coisas, como um night bar para galera, vendendo bebida alcoólica e tudo, isso seria um sacrilégio perto de muitos companheiros do meu movimento espírita.
Não senti em nenhum momento aquele esteriótipo farisaico, daqueles que ficam julgando segundo suas doutrinas. Senti seres que se aceitam uns aos outros no amor em Cristo, em Buda, em Krisha e em Deus, em ultima e maior instancia. Vi borbulhar os vários olhares e comentários, pessoas que entende o Cristo como alguém que deseja seu Reino implantado na Terra e não um monte de papa-céus: vem aqui que você será salvo! Vi críticos e amorosos.
Esse testemunho é só o de dizer que dialogar é possível, viável e necessário. Tem uma citação que eu gosto sobre isso do J. Herculano Pires "A seriedade absoluta é tão prejudicial ao espírito quanto a absoluta leviandade. A carranca embrutece o espírito e a facécia o dispersa. Quando os homens se convencem de que possuem a verdade e se encastelam em seus dogmas, a Civilização se fecha por milênios entre as muralhas da China. É então necessário que alguém lembre de sorrir das atitudes solenes, de pôr em dúvida as verdades feitas." (Os Filósofos, pag. 43).
Convido vocês não só a casa grande (ecumenismo) mas ao diálogo interreligioso, ver as várias opiniões e compara-las, analisar, se entregar, intuir e se descobrir. Conheci sobre Candomblé, conheci sobre algumas denominações protestantes e conheci pessoas que não são de nenhuma instituição, mas acreditam em Deus, em alguma divindade para além de nosso mundo. 
Engajem em alguma luta, em busca do Reino, em busca de uma sociedade mais humana, mas justa e mais fraterna.
O semeador saiu a semear, e a semente foi lançada nesse momento, aqueles que com coração fértil, sedentos de amor, encontrarão ai um caminho que tem potencialidades inimagináveis. Mas do que minhas palavras deixo aqui meu coração.


*Espírita, gosta de filosofia, educação e movimentos sociais. Um dos participantes da Jornada Ecumênica. (Contato: dmandrade87@gmail.com)

domingo, 23 de janeiro de 2011

Liberdade e Fé

Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa relembra morte de Mãe Gilda

No dia 21 de janeiro é comemorado o Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa. A data foi oficializada pela Lei nº 11.635, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 27 de dezembro de 2007.
A data marca, ainda, a morte de Gildásia dos Santos e Santos, a Mãe Gilda, ialorixá do terreiro Axé Abassá de Ogum. A líder religiosa morreu, em 21 de janeiro de 2000, numa situação de combate contra a intolerância religiosa, praticada por evangélicos em seu templo, localizado no Abaeté, em Itapuã, na Bahia.
Para promover a reflexão sobre o tema estão programados um Seminário Contra a Intolerância Religiosa e a 4ª Caminhada em protesto pela morte de Mãe Gilda. Eventos que ocorrerão, nos dias 20 e 21 de janeiro. Veja a programação:
Dia 20 de Janeiro de 2011, Seminário Contra a Intolerância Religiosa, no Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos da Universidade do Estado da Bahia – CEPAIA/UNEB:
14:00 abertura - Toque para os Orixás
14:20 - Palestra
15:00 Mesa 1 - Instalação do GT para Construção do Observatório Contra a Intolerância Religiosa
16:00 Mesa 2 - Instalação do GT para Construção do Programa Estadual de Combate a Intolerância Religiosa
17:00 Mesa 3 - Lançamento do Curso de Extensão para Sacerdotes, Sacerdotizas e Autoridades Religiosas de Matriz Africana / UNEB
17:30 Coffe de Interação
No Dia 21, caminhada saindo do Largo da Sereia até a Lagoa do Abaeté, a partir das 9 horas da manhã.
Por Comunicação Social da SEPPIR/PR com Coletivo de Entidades Negras

Leia mais...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Rio de Janeiro

Diocese Anglicana do Rio de Janeiro

Diocese Anglicana do Rio de Janeiro Lança Campanha para Vítimas das Chuvas

Os anglicanos do Estado do Rio de Janeiro se unem em favor das vítimas das chuvas nas cidades fluminenses.


Chegou a hora de como Igreja tomarmos a nossa decisão de ajudar as pessoas ali que sofreram suas perdas independentes de credo,raça e cor; venho propor que nos unamos e levantemos uma coleta em moeda corrente, roupas,artigos de limpeza pessoal, no 3º DOMINGO DA EPIFANIA para ajudar as vitimas das enchentes, como temos pessoas que moram nos locais passaríamos o que foi arrecadado em partes iguais para serem distribuidos entre juntos as instituições ou mesmo os anglicanos poderiam se fazer presentes.  Leia mais


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

16º Aniversário Ponto Missionário da Liberdade


16º Aniversário Ponto Missionário da Liberdade  

Domingo passado, 16 de janeiro, comemoramos o nosso 16º aniversário.  Foi um momento bonito de celebração de nossa história e de saudosa memória do nosso irmão Carlos Alberto, Carlão. Ele que partiu há 30 dias. 


O nosso dia de aniversário é o dia 10 de janeiro. Há 16 anos jovens da Diocese Anglicana do Recife em busca de Liberdade religiosa, atitude ecumênica, liturgia inserida, sonharam e efetivaram o sonho de começar um grupo de pessoas com a finalidade de iniciar um Ponto Missionário. 


A comunidade reunida celebrou a vida e agradeceu a Deus por mais um ano de existência. 


Colocamos aqui a foto de algumas pessoas fundadoras da comunidade:


Fátima 




Revda. Lilian Conceição


Revdo. Joabe Cavalcanti


Amaro e Ana Lucia


Revdo. Xico de Assis 

Comunidade Reunida



MY SWEET LORD

Intolerância Religiosa, jamais!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Oremos pelo Rio de Janeiro


Por Roberta Pennafort, Pedro Dantas e Solange Spigliatti, estadao.com.br, Atualizado: 13/1/2011 12:35

Número de mortos na Região Serrana chega a 372; há 13 mil fora de casa



Número de mortos na Região Serrana chega a 372; há 13 mil fora de casa
"Imagem aérea mostra três grandes desabamentos em apenas uma região de Teresópolis"
RIO e SÃO PAULO - O número de mortes provocadas por deslizamentos de terra devido às chuvas na Região Serrana do Rio subiu para 372, após a inclusão de Sumidouro entre as cidades afetadas no Estado. Segundo a prefeitura do município, ao menos 13 moradores morreram na região rural. Já o número de pessoas que estão fora de casa chega próximo aos 13 mil, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira, 13, pela Defesa Civil estadual. Leia mais...

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Catástrofe no Rio de Janeiro


RIO DE JANEIRO
Imagens dramáticas das chuvas na região serrana
A prefeitura de Teresópolis decretou estado de calamidade pública. Nova Friburgo, Petrópolis e Itaipava, distrito de Petrópolis, estão isolados. Quatro bombeiros morreram tentando resgatar vítimas dos escombros.

12.01 - Teresópolis/RJ: deslizamento atinge cidade, e Defesa Civil e moradores procuram por vítimas  Foto: Vanderlei Almeida/AFP
Noticias Terra


Fonte Jornal Hoje
Veja mais...

Liderança Jovem da Área Provincial III se reúne em Brasília


A DAB acolherá, nos dias 13 a 16, o encontro de liderança jovem da Área Provincial III, que inclui as dioceses do Recife, Brasília, Amazônia e do Distrito Missionário. Também estarão presentes, como convidados, um representante de cada diocese das Áreas Provinciais I e II. 

jovens.JPG
A coordenação do evento está a cargo do jovem Pedro Andrade, Coordenador da Juventude da Área III, assessorado pela Revda Tatiana Ribeiro e pela seminarista Tatiane Vidal, assessoras da CIN-UJAB (Comissão de Integração Nacional da Juventude Anglicana do Brasil).
A Juventude Brasileira será um dos temas de debate e como facilitadores desse tema foram convidados Gabriel Medina, Presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), que abordará o tema Juventude Brasileira e Relações Sociais; Daniel Souza, da Rede Ecumênica da Juventude (REJU), que falará sobre Juventude e Ecumenismo; Morgana Boostel, da Rede FALE, apresentará o tema O Envolvimento da Juventude nas Campanhas Sociais; Revda Tatiana Ribeiro, clériga da DAB e Assessora para Juventude do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), que falará sobre a Participação da Juventude Anglicana nos Movimentos Sociais.
Serão também assessores desse evento Dom Maurício Andrade, bispo da diocese de Brasília e Primaz da IEAB, que trabalhará o tema: Identidade Anglicana e os desafios da Missão hoje no Brasil; a Revda Lúcia Dal Pont Sirtoli, clériga da DAB, membro da Comissão Organizadora da Campanha Ecumênica da Fraternidade/2010 e Assessora do CEBI, que apresentará o tema: Juventude e Bíblia – os Valores da Juventude; e a seminarista Tatiane Vidal, da Diocese Meridional, fará uma reflexão sobre a Juventude Anglicana.
No domingo, 16 de janeiro, na Catedral da Ressurreição, acontecerá o Culto Eucarístico de encerramento do evento. Dom Maurício será o pregador e a Revda Tatiana Ribeiro celebrará a Eucaristia.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Brasil ainda luta para combater intolerância contra homossexuais


Esta semana, o Conselho Federal de Medicina deu um importante passo contra a discriminação aos homossexuais. Agora, casais do mesmo sexo podem recorrer a técnicas de reprodução assistida.

Esta semana, o Conselho Federal de Medicina deu um importante passo contra a discriminação aos homossexuais. Agora, casais do mesmo sexo podem recorrer a técnicas de reprodução assistida para ter filhos. Antes esses procedimentos só podiam ser feitos em casais heterossexuais.

“O importante é que todas as pessoas, independente da qualidade ou do estado civil da suas uniões, tenham acesso a esta técnica”, afirmou Roberto d’Ávila, presidente do Conselho Federal de Medicina. Leia mais...

Indias da tribo Awá-Guajá amamentam filhotes da floresta


Os temas ligados à natureza e ao meio ambiente sempre foram prioridade na Rede Globo. Até o fim do ano passado, você acompanhou no Fantástico o projeto Globo Amazônia, com suas reportagens sobre a maior floresta do planeta.
Acesse o site do Globo Natureza

A partir deste ano, vamos além. Vamos falar também dos outros biomas de nosso país. É o projeto Globo Natureza. Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Pampas, Caatinga vão ter ainda mais atenção em todos os nossos programas e telejornais. 

Reverendo Arthur Cavalcante é o novo secretário geral da IEAB

Revdo. Arthur Cavalcante
Revdo. Arthur Cavalcante
Após um processo intenso de consultas entre bispos, Presidência da Câmara de Clérigos e Leigos e outras instâncias da liderança da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), o bispo Primaz, Dom Mauricio Andrade anunciou na última sexta-feira, 7 de janeiro, o nome do Revdo. Arthur Cavalcante, da diocese Anglicana de São Paulo, para ocupar o cargo de Secretário Geral.
A substituição do Revdo. Cônego Francisco de Assis, que foi o Secretário Geral da IEAB por quatro anos, se dá em razão de sua eleição para ser bispo coadjutor da diocese Sul Ocidental. O revdo Arthur é graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Caruaru – FOC (1997) e Bacharel em Teologia no Seminário Anglicano de Estudos Teológicos – SAET (2002). Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo-UMESP (2010). Bolsista CAPES 2008-2009. Tem experiência em odontologia, com ênfase em Clínica Geral. Foi Secretário Executivo da Diocese Anglicana do Recife (DAR) 2002-2003. Atuou como professor das disciplinas de Liturgia I e II no SAET, Recife. Leia mais

Finalmente, a melhor notícia da Itália para o Brasil: Ronaldinho Gaúcho foi para o Flamengo!


Ronaldinho Gaúcho comemora em churrascaria contratação pelo Flamengo
Ronaldinho Gaúcho e direção do Flamengo e do Milan comemoraram em churrascaria contratação do craque

Por Izaias da Silva

Depois de uma noite complicada que quase não consegui dormir preocupado com o desenrolar do assunto, comecei o dia com uma ótima notícia veiculada e lida nas mídias: Ronaldinho volta para o Brasil para a salvação do futebol brasileiro. Quem sabe assim a gente não volte às pazes com a Itália depois do caso de Cesare Battisti?
Nos últimos dias, a maior preocupação da mídia brasileira era concluir a “novela” Ronaldinho Gaúcho. Concluiu. Ele é do Flamengo. Isso foi mais relevante até do que a necessidade de saber quem matou Saulo ou Eugênio Gouveia na novela Passione. Mais urgente e imprescindível para nossa existência e sobrevivência do que as figuras que vão compor o BBB11 que vai recomeçar, para nossa felicidade, hoje à noite.  Estou aguardando ansioso para dar uma espiadinha na nave BBB. Nem dormi direito, tava com saudade de Bial. Mas, sinceramente não tenho dúvida, de que acompanhar e, finalmente, saber que o “Dinho” vai para o Flamengo é incontavelmente superior e importante para nossa qualidade de vida no Brasil. 

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Esquenta Regina Case Entrevista presidente Lula fala do seu dia de folga...

Afegãs falam sobre violência doméstica em programa de TV

No programa revolucionário da TV afegã, elas usam máscaras, mas agora, dez anos depois da queda do regime dos talibãs, têm a voz, sempre negada às mulheres.

No Afeganistão, um programa de entrevistas faz história. As convidadas são vítimas de violência doméstica. Elas finalmente têm uma chance de falar em público sobre a situação da mulher naquele país.




saiba mais:
Lei Maria da Penha
Delegacias não orientam mulheres

1º Festival da Liberdade: Janeiro dá música!

CINEPOP - Exibição do filme O Som do Coração

Festival Janeiro dá Música

E num é que hoje é o aniversário dele...



Izaías, nós do Ponto Missionário da Liberdade, desejamos que a sua vida seja repleta de emoções, alegrias e conquistas.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

História do Brasil pra nunca mais esquecer

Oremos pela paz e pelo respeito entre todos os povos...


Mulçumanos e Cristãos se Unem contra Atentado Terrorista em Igreja Copta no Egíto


O cientista político Ziad Moussa, do Centro Al-Ahram de Estudos Políticos e Estratégicos do Cairo, concorda que há um planejamento externo de atacar a sociedade egípcia. Embora concorde que estímulos sectários venham de fora, Ziad Moussa também questiona a negativa do governo egípcio de admitir que há, também, um aumento do sectarismo enraizado dentro Egito.Ele diz que no passado, muçulmanos e cristãos formavam uma sociedade secular, em que os dois grupos prestigiavam as festividades religiosas de ambos.



Comunidade em João Pessoa tem apoio da Paróquia da Santíssima Trindade


Graça Divina em João Pessoa


No último dia 23, o Ponto Missionário da Graça Divina, em João Pessoa, celebrou o Natal junto aos pacientes internos do Complexo Hospitalar de Doenças Infecto-Contagiosas Dr. Clementino Fraga, hospital de referência no Estado da Paraíba nessa área.





Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca