quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Brasis!

 



SINOPSE

Fé é um filme documentário de longa-metragem enfocando a religião e a fé no Brasil de hoje. O poder da fé. As grandes festas religiosas, os rituais marcantes das diferentes religiões, seitas e cultos, os pastores e os fiéis. Os realizadores partiram de um princípio básico: religião não é o ópio do povo. A fé tem uma importância decisiva para grande parte da população brasileira, a sua presença é ainda maior do que aparenta. Para conhecer o Brasil e os brasileiros é fundamental livrar-se de preconceitos e vivenciar profundamente a religião e a fé do nosso povo.

Menina, amanhã de manhã a felicidade vai desabar sobre os homens!

Ficha Limpa vale para este ano, decide STF

  • Julgamento terminou empatado em 5 a 5, e a saída do impasse foi encontrada no regimento interno da Corte; decisão foi em cima de negativa ao recurso do deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA)








Por Carol Pires, estadao.com.br, Atualizado: 27/10/2010 21:25

Por 7 votos a 3, STF decide: Ficha Limpa vale para este ano

Ao negar recurso do deputado federal Jader Barbalho (PMDB), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira, que a lei da Ficha Limpa tem validade ainda para este ano. O julgamento terminou empatado em 5 a 5, e a saída do impasse foi encontrado no regimento interno da Corte.
Por sugestão do ministro Celso de Mello, o artigo 205 do regimento interno foi aplicado no julgamento. Diz o artigo: 'havendo votado todos os Ministros, salvo os impedidos ou licenciados por período remanescente superior a três meses, prevalecerá o ato impugnado'. Ou seja: vale a decisão da Justiça Eleitoral que impugnou a candidatura de Jader e definiu que a lei vale para este ano. Sete ministros acataram esse critério de desempate e outros três queriam que o presidente do STF, Cezar Peluso, tivesse exercido o voto de minerva.
Jader Barbalho obteve quase 1,8 milhão de votos na eleição para senador pelo PMDB do Pará, mas foi barrado pela Justiça Eleitoral com base na lei da Ficha Limpa. Ele renunciou, em 2001, ao mandato de senador para fugir de um processo de cassação no Senado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) havia autorizado a candidatura dele, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reviu a decisão, negando-lhe a candidatura.
O julgamento durou quase sete horas e foi marcado por troca de farpas entre os ministros e duras críticas disparadas pelo ministro Gilmar Mendes contra a aplicação da lei. Ele chegou a dizer que validá-la seria 'flertar com o nazi-fascismo'.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

4ª JORNADA ECUMÊNICA






4ª JORNADA ECUMÊNICA
Ecumenismo, Ecologia, Economia e Vida

“... e vossos jovens terão visões...” Joel 2.28
Desde 1994, quando foi realizada 1ª JORNADA ECUMÊNICA, passando pela 2ª JORNADA, em 2002, grandes transformações continuam ocorrendo no mundo, onde cada vez mais o desrespeito aos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais estão globalizados, caracterizando o aprofundamento do abismo entre ricos e pobres.
Se o símbolo da 2ª Jornada Ecumênica foi laços, o da 3ª JORNADA foi redes. Desde então, essas redes - entre jornadeiros/as, igrejas, organizações e instituições ecumênicas, com movimentos e organizações sociais - vem se estabelecendo, possibilitando um processo de criação, ampliação e fortalecimento do movimento ecumênico no Brasil e demais países da América Latina e Caribe.

Eleição 2010


Assista à íntegra do debate do segundo turno entre Dilma e Serra na Record

Presidenciáveis tiveram confronto direto em encontro acalorado
Do R7
R7 transmitiu ao vivo nesta segunda-feira (25) o debate do segundo turno entre os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). O encontro, que começou por volta das 23h, durou uma hora e meia e foi marcado pelo embate direto entre a petista e o tucano.

Assista abaixo à íntegra do debate:


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

LAUSANNE III



LAUSANNE III: CIDADE DO CABO (ÁFRICA) 2010
CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE EVANGELIZAÇÃO MUNDIAL

Veja aqui álbum de fotos.

O primeiro Congresso Internacional sobre Evangelização Mundial (Lausanne I) aconteceu em 1974, em Lausanne, Suíça. A reunião foi convocada sob a liderança do Rev. Billy Graham e atraiu mais de 2.700 líderes cristãos evangélicos de 150 países. O foco da reunião era prático e teológico, produzindo o Pacto de Lausanne, um documento que oferece um fundamento para uma evangelização mundial colaborativa. O Pacto inclui quinze artigos que lidam com assuntos importantes como a autoridade das Escrituras, a natureza do evangelismo, responsabilidade social cristã, a urgência da evangelização mundial, fé e cultura, e a natureza do conflito espiritual. O Pacto ofereceu um plano para a unidade, e serve como declaração de fé para centenas de organizações ao redor do mundo. 

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A FÉ ENTROU NA CAMPANHA


Por Ivan Martins e Leonel Rocha. Com Kátia Melo, Martha Mendonça, Nelito Fernandes, José Alberto Bombig e Guilherme Evelin, na Revista Época.

A religião não é um tema estranho às campanhas políticas no Brasil. A cada par de eleições, o assunto emerge da vida privada e chega aos debates eleitorais em favor de um ou outro candidato, contra ou a favor de determinado partido. Em 1985, o então senador Fernando Henrique Cardoso perdeu uma eleição para prefeito de São Paulo depois de um debate na televisão em que não respondeu com clareza quando lhe perguntaram se acreditava em Deus. Seu adversário, Jânio Quadros, reverteu a seu favor uma eleição que parecia perdida. Quatro anos depois, na campanha presidencial que opôs Fernando Collor de Mello a Lula no segundo turno, a ligação do PT com a Igreja Católica, somada a seu discurso de cores socialistas, fez com que as lideranças evangélicas passassem a recomendar o voto em Collor – que, como todos sabem, acabou vencendo a eleição.


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O manifesto dos cristãos em favor da vida








ManIfEstO


“Se nos calarmos, até as pedras gritarão”, dizem católicos,
  evangélicos, presbiterianos e outros





Manifesto de Cristãos e cristãs evangélicos/as e católicos/as em favor da vida e da Vida em Abundância! 

Somos homens e mulheres, ministros, ministras, agentes de pastoral, teólogos/as, padres, pastores e pastoras, intelectuais e militantes sociais, membros de diferentes Igrejas cristãs, movidos/as pela fidelidade à verdade, vimos a público declarar:

1. Nestes dias, circulam pela internet, pela imprensa e dentro de algumas de nossas igrejas, manifestações de líderes cristãos que, em nome da fé, pedem ao povo que não vote em Dilma Rousseff sob o pretexto de que ela seria favorável ao aborto, ao casamento gay e a outras medidas tidas como “contrárias à moral”.










quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Bom Samaritano


Dom Sebastião Armando, Revdo. João Cancio Peixoto e toda comunidade convidam a toda gente diocesana para inauguração da comunidade do

“Bom Samaritano"


Quando: hoje, 13 de Outubro de 2010, às 20h no restaurante de Fernanda, que se localiza na Rua José Maria de Miranda, no bairro de Boa Viagem, Recife-PE.

Quase em frente ao Templo do “Bom Samaritano” (entrada da Av. Domingos Ferreira na esquina da Imobiliária “Paulo Miranda).

PARTICIPEMOS DESSE CULTO ALEGRE DE LOUVOR E GRATIDÃO A DEUS!

Nobel da Paz 2011

Pela candidatura ao prêmio Nobel da Paz 2011
Padre François Houtart
Um padre sociólogo que dedicou toda sua vida para as populações mais pobres do mundo, a serviço da justiça e da liberdade delas.
Para que otro mundo sea posible

Concretizando una idea sugerida por amigos alter  mundialistas, tomamos la iniciativa de promover la candidatura de François Houtart al Premio Nobel de la Paz en 2011, porque consideramos que esta distinción significaría el reconocimiento internacional de sus numerosas contri-buciones. 

Pero además, porque consideramos que la atribución de esa distinción tendría una significación y un impacto que iría mucho más allá de su persona... significaría también un reconocimiento de la amplia corriente alter mundialista con la cual es profundamente solidario: aquella en la que se reúne hoy tanta gente por el mundo, los que aspiran y luchan por más justicia, a menudo pagando el precio de su libertad e incluso de sus vidas. 

 


Presentamos aquí las múltiples facetas de lo que consideramos que constituye la contribución de François Houtart a la paz en el mundo, a través de sus trabajos y compromisos sociales.
Nuestra iniciativa está destinada a alertar la opinión mundial sobre la importancia del reconoci-miento de la corriente alter mundialista y sobre el rol eminente que podría desempeñar, en ese sentido, la atribución a François Houtart del Premio Nobel de la Paz. No obstante, es necesario distinguir nuestra propuesta del trámite oficial establecido para la presentación de una candi-datura ante el Comité noruego del Premio Nobel.

Se quiser aderir, entra no site http://www.francoishoutart.org

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Carta aberta a Dom Demétrio - José Comblin



Quinta-feira, 7 de outubro de 2010 - 14h29min


Ampliar imagem
Querido dom Demétrio,

Quero publicamente agradecer-lhe as suas palavras esclarecedoras sobre a manipulação da religião católica no final da campanha eleitoral pela difusão  de uma mensagem dos três bispos da comissão representativa do regional Sul I da CNBB condenando a candidata do atual governo e proibindo que os católicos votem nela. Graças ao senhor, sabemos que essa divulgação do documento da diretoria de Sul 1 não foi expressão da vontade da CNBB, mas contraria a decisão tomada pela CNBB na sua ultima assembléia geral, já que esta tinha decidido que os bispos não iam intervir nas eleições. Sabemos agora que o documento dos bispos da diretoria do regional Sul 2 foi divulgado no final de agosto, e durante quase um mês permaneceu ignorado pela imensa maioria do povo brasileiro. 

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Nota de Esclarecimento

Por Izaias da Silva

Diante das falácias que ouvimos todos os dias difundidas, de maneira irresponsável  pelas redes de relacionamentos e e-mails da vida, devemos divulgar a nota de Dom Demétrio Valentini, em busca de dirimir as muitas mentiras espalhadas pelo mundo virtual com uma discussão, absolutamente, superficial e tirana. 

Nosso critério de divulgação da nota é de puro ecumenismo já que uma determinada igreja usa indevidamente o nome da CNBB para afirmar mentiras, como sendo uma resolução tomada por todos os bispos do Brasil da ICAR. Para desfazer o fundamentalismo tirano devemos nos mobilizar, pela mesma via, a da internet, para poder divulgar a verdade e da tranquilidade social. Isso, também,  porque entendemos que a fonte esclarecedora é de água boa e cristalina. 


Infelizmente, a fragilidade da formação política e crítica de nossa gente, nosso povo, possibilita que mentiras ditas em nome de Deus, usando a Bíblia, aterrorizem a consciência das pessoas levando-as ao pânico e ao terrorismo que a leitura superficial, literal e ingênua das Sagradas Escrituras ajuda a estabelecer. 

Izaias da Silva
Ministro Pastoral 
Por uma democracia vivenciada pela paz, contra o terrorismo político! 







quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dengue! Faça sua parte!

Yury Orozco da Católicas Pelo Direito de Decidir


Entrevista da UMEAB com Yury Orozco da Católicas Pelo Direito de Decidir


Yury OrozcoEm entrevista a União de Mulheres Anglicanas do Brasil (UMEAB-Paróquia Trindade), Yury Orozco fala sobre as Católicas Pelo Direito de Decidir, uma importante e atuante organização que defende os direitos da mulher na sociedade/religião. Também relata um pouco sobre o lançamento do livro "Religiões em Diálogo: Violência contra as Mulheres" e expectativas sobre o movimento.

Entrevista de Leonardo Boff ao jornalista Dermi Azevedo


O jornalista Dermi Azevedo, da Paróquia da Santíssima Trindade, faz uma entrevista exclusiva com Leonardo Boff. O encontro ocorreu nas dependências da Igreja Anglicana, em São Paulo. Boff fala sobre a justiça ambiental e também sobre política e eleições no Brasil.



OpEn JAT! Entre, conheça e ocupe o seu espaço!





Quando: Sábado, 16 de Outubro, às 20h, na 


Catedral

Vai rolar um evento muito especial pra toda a juventude! 
Será uma noite cheia de atrações e surpresas. 
Muita coisa legal que estamos preparando.

Você é mais que convidado a estar conosco e participar do:


"OpEn JAT! 


Entre, conheça e ocupe o seu

espaço"


Imperdível, não fique de fora dessa!
Toda a galera vai estar reunida, você não pode faltar!

Convidamos, em especial, todas as pessoas que fizeram e trabalharam no último EJC. 
Será uma oportunidade imperdível de rever toda a galera. 
Sua presença é fundamental!!


Nosso Endereço
Rua Alfredo de Medeiros, 60 | Espinheiro | Recife - PE
Contato: 55 81 3242.1868

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

TRE divulga lista de deputados federais e estaduais por Pernambuco




Vamos simbora olhar esses "cabras" de perto! Toda atenção é pouca! Agora, devemos monitorar esses nomes e seus desempenhos.


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou, no início da madrugada desta segunda-feira, a lista completa dos deputados federais e estaduais eleitos por Pernambuco. São 25 novos parlamentares do estado na Câmara Federal e 45 na Câmara Estadual. Confira a lista de eleitos:


Deputados federais eleitos pela coligação Frente Popular de Pernambuco
Ana Arraes
Eduardo da Fonte
João Paulo
Inocêncio Oliveira
Pastor Eurico
Fernando Filho
Maurício Rands
Danilo Cabral
Gonzaga Patriota
Wolney Queiroz
Luciana Santos
Pedro Eugênio
Silvio Costa
Cadoca
José Chaves
Jorge Corte Real
Fernando Ferro

Roberto Teixeira
Anderson Ferreira
Paulo Rubem



Deputados federais eleitos pela coligação Pernambuco Pode Mais
Sérgio Guerra
Mendonça Filho
Bruno Araújo
Raul Henry
Augusto Coutinho



Deputados estaduais eleitos pela Frente Popular de Pernambuco
Pastor Cleiton Collins (PSC)
Presbítero Adalto (PSB)

Guilherme Uchôa (PDT)Sílvio Costa Filho (PTB)
Sebastião Oliveira (PR)
João Fernando Coutinho (PSB)
Clodoaldo Magalhães (PTB)
Ângelo Ferreira (PSB)
Pedro Serafim Neto (PDT)
Henrique Queiroz (PR)
Isaltino Nascimento (PT)
Waldemar Borges (PSB)
Aglaílson Júnior (PSB)
Alberto Feitosa (PR)
Leonardo Dias (PSB)
Raquel Lyra (PSB)
Aluísio Lessa (PSB)
Sérgio Leite (PT)
Vinícius Labanca (PSB)
Odacy Amorim (PSB)
Raimundo Pimentel (PSB)
Manoel Santos da Contag (PT)
Julio Cavalcanti (PTB)
Laura Gomes (PSB)
Luciano Siqueira (PC do B)
Teresa Leitão (PT)
Botafogo Filho (PDT)
Everaldo Cabral (PTB)
Diogo Moraes (PSB)
Marcantônio Dourado (PTB)
Isaías Régis (PTB)
André Campos (PT)
Francismar Pontes (PTB)


Deputados estaduais eleitos pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
Betinho Gomes
Claudiano Filho
Édson Vieira
Antônio Moraes
Carlos Santana


Deputados estaduais eleitos pela Coligação Pernambuco para TodosEriberto Medeiros (PTC)
Rodrigo Novaes (PTC)
Ricardo Costa (PTC)


Deputados estaduais eleitos pelos Democratas
Tony Gel
Maviael Cavalcanti


Deputados estaduais eleitos pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS) 
Adalberto Cavalcanti
Mary Gouveia


Deputados estaduais eleitos pela Coligação Pernambuco pode Muito Mais
Gustavo Negromonte (PMDB)
Ramos (PMN)


Deputado estadual eleito pelo Partido Republicano Progressista
Rildo Braz


Deputado estadual eleito pelo Partido Verde
Daniel Coelho
 

4ª JORNADA ECUMÊNICA
Ecumenismo, Ecologia, Economia e Vida


“... e vossos jovens terão visões...” Joel 2.28
Desde 1994, quando foi realizada 1ª JORNADA ECUMÊNICA, passando pela 2ª JORNADA, em 2002, grandes transformações continuam ocorrendo no mundo, onde cada vez mais o desrespeito aos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais estão globalizados, caracterizando o aprofundamento do abismo entre ricos e pobres.
Se o símbolo da 2ª Jornada Ecumênica foi laços, o da 3ª JORNADA foi redes. Desde então, essas redes - entre jornadeiros/as, igrejas, organizações e instituições ecumênicas, com movimentos e organizações sociais - vem se estabelecendo, possibilitando um processo de criação, ampliação e fortalecimento do movimento ecumênico no Brasil e demais países da América Latina e Caribe.

O principal desafio da 4ª JORNADA ECUMÊNICA, que tem como tema ECUMENISMO, ECOLOGIA, ECONOMIA E VIDA, será o de construir incidência pública-política (advocacy) para além da família ecumênica congregada na América Latina e Caribe. Ademais, os desafios da justiça climática impõem para a comunidade ecumênica uma atitude coletiva, capaz de demonstrar nossa contribuição, com o empoderamento das populações mais vulnerabilizadas devido a essas questões. A juventude será o eixo transversal das discussões, na afirmação dos Direitos (DHESCA) das populações, nos diferentes contextos e biomas que habitam, em uma jornada com caráter litúrgico celebrativo.

Participantes
Todos os jornadeiros/as e grupos, leigos/as e clérigos/as, com prioridade para as mulheres, as juventudes, os povos tradicionais e todos/as defensores/as de Direitos (DHESCA).

Data e local
11 a 15 de novembro de 2010
Centro de Espiritualidade Inaciana Vila Kostka
Rodovia José Boldrini, 170 - Bairro Itaici
Indaiatuba - São Paulo - Brasil

PROMOÇÃO
FE Brasil e FE Sul
APOIO FINANCEIRO
Cese - Christian Aid - FLD - FES/CNBB/Cáritas

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Aniversário de Margarete


Margarete, filha da D. Luíza, aniversariou no dia 28 de setembro.
 A ela nossos parabéns!!!



Zé do Norte é homenageado em disco da cantora paraibana Socorro Lira


Socorro: 
"Nos concertos 
que temos feito, 
é puxar Mulher rendeira 
ou Sodade, meu bem, 
sodade que 
a plateia vem junto"
Por Izaias da Silva

Socorro Lira, é uma das mais lindas expressões nordestinas de poesia e cantoria! Com uma voz singular, ela não se faz dona do seu talento como proprietária exclusiva do seu dom. Ela explode para o mundo. E isso é bom! Antes ela partilha com todo mundo, que tenha um ouvido apurado e exigente, a beleza de nossa região, expressada em suas interpretações! Mesmo assim, ultrapassa os limites da "elite intelectualoide" catando as mais belas expressões populares de nossa terra brasileira juntando tudo isso com muita qualidade, criatividade e beleza. Ouvindo-a você pode fechar os olhos e lembrar das lavadeiras de beira do rio cantando em quanto lava a alma e as roupas, as benzedeiras rezando pela saúde e alegria de nossa gente, as mulheres negras, mães da vida e da sorte subindo o morro cantando seu lamento, a alegria de poder ver e sentir o rebento dormindo no colo da mãe quando canta carinhosamente a canção de ninar para a criança dormir. É feminilidade pura, simples, diferente, comum e extraordinariamente singular! Contradição em tudo, poesia! Vale a pena escutar e indicar pra São Jorge e pra Lua! E viva o Nordeste!



Correio Braziliense
Rosualdo Rodrigues
Publicação: 30/09/2010 08:00 Atualização: 30/09/2010 02:01

O nome de Zé do Norte é associado basicamente a duas músicas, Mulher rendeira (1) e Sodade, meu bem sodade. E mesmo assim por pessoas que tenham relativa informação musical. A maioria desconhece esse cantor, compositor, poeta, folclorista e escritor, nascido em 1908 em Cajazeiras, na Paraíba, e autor de obra musical fascinante, recuperada, em parte, com o lançamento do CD Lua bonita, da cantora e compositora Socorro Lira. São apenas 12 músicas, escolhidas entre mais de 100 assinadas pelo compositor, mas suficientes para dar ideia do poder criativo do artista, que atuou como consultor do linguajar nortista no filme O cangaceiro (1953), de Lima Barreto, além de contribuir com Mulher rendeira para a trilha sonora. Leia mais...




Brasis - Diocese Anglicana do Recife

Postagens populares

PONTO MISSIONÁRIO DA LIBERDADE
4ª Travessa Santo Aleixo, 275
Santo Aleixo - Jaboatão dos Guararapes - PE
Próximo ao Mercadinho Asa Branca